Cinturão Digital do Ceará

 

Cidadania Eletrônica, potencial social com o Cinturão Digital

 

 

O Cinturão Digital do Ceará (CDC) é uma grande malha de fibra ótica que se distribui por mais de 3.500 Km de extensão e liga Fortaleza a diversas localidades do interior do Estado, alcançando cerca de 90% dos municípios cearenses.

 

Seu propósito é viabilizar o acesso à internet de alta qualidade a todos os órgãos públicos do Estado e possibilitar que a população tenha acesso a serviços digitais como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular etc., constituindo-se em ferramenta indispensável ao desenvolvimento econômico do Estado.

 

A inauguração do CDC abriu um leque de oportunidades para todas as áreas. Como já podemos verificar, todos os Órgãos/Entidades estaduais estão se articulando para prover serviços digitais em todo o Estado. As prefeituras estão se preparando para contratar serviços de acesso em praças e ambientes públicos. O Programa Nacional de Banda Larga – PNBL, ampliará os recursos do CDC, através de convênio firmado entre a Telebrás e a Etice. A Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, também se utilizará do CDC para prover banda larga nos campos universitários no Interior do Ceará.

 

A ETICE, por meio do Governo do Estado, leva a internet aos órgãos públicos estaduais atendendo à implantação de projetos tecnológicos nas áreas de telefonia, TV digital, telemedicina, educação a distância, fiscalização de cargas e segurança pública, entre outros.

 

O CDC foi custeado predominantemente com recursos do Tesouro Estadual e ganhou aporte de emendas da bancada federal do Ceará no orçamento da União (LDO) de 2008, além de recursos financeiros federais no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL (Decreto 7.175, de 12 de maio de 2010), para atender as exigências de “ampliar os serviços de Governo Eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado e promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação”.

 

Atualmente, mais de 3 milhões de usuários são impactos pelo CDC, seja diretamente, seja pela interposição de mais de 500 provedores.

 

PRINCIPAIS SERVIÇOS PÚBLICOS