Cidades da Copa terão 60 dias para liberar antenas de celular

22 de junho de 2012 - 14:04

O uso das redes das prefeituras e governos estaduais será sem ônus

A Copa do Mundo (ou a Fifa?) está conseguindo destravar barreiras inacreditáveis para o setor de telecomunicações, que convive com mais de 200 leis municipais diferentes sobre instalação de antenas de celular.

Pois a mesma resolução do Grupo Executivo da Copa, que destinou os recursos para a  Telebras e Anatel aplicarem nas cidades da Copa do Mundo, também resolveu intervir no sentido de os governos municipais e estaduais liberarem suas estruturas para a instalação das redes de telecomunicações.

Conforme a decisão deste grupo executivo, as prefeituras e governos estaduais terão que ceder os locais para a instalação das antenas de celular, de maneira gratuita, em 60 dias a partir da formalização do pedido das operadoras. Além da cessão do terreno, terão que liberar as demais infraestruturas (poste, dutos, etc) para que sejam construídas e puxadas as redes pelas empresas.

Essa medida vem casada com o anúncio do leilão da 4G, cuja faixa de frequência à venda – de 2,5 GHz – irá exigir a instalação de mais sites (torres e antenas), visto que, quanto mais alta a faixa, menor o alcance.

Fonte: (tele.síntese)