Telebras abre consulta pública para construção de cabos submarinos

22 de junho de 2012 - 16:05

 

Projeto é avaliado em R$ 1,8 bilhão e deve ser tocado em consórcio com outras empresas

A Telebras abriu nesta quinta-feira (21) a consulta pública sobre o Termo de Referência do Sistema Atlântico de Cabos Submarinos, com o objetivo de colher subsídios de empresas nacionais e internacionais para a execução do projeto ligando Brasil, Estados Unidos, África e Cone Sul. O valor estimado das obras é de R$ 1,8 bilhão e deverá ocorrer por meio de consórcios de empresas, ainda não estabelecido.

Serão cinco cabos óticos submarinos, totalizando 24 mil quilômetros e com início de operação previsto para 2014. O primeiro trecho e o mais importante prevê conectar o Brasil aos Estados Unidos, a partir de Fortaleza (CE). O segundo liga Fortaleza (CE) a Angola. Nesse trecho, de cerca de 6 mil km, o principal parceiro é a Angola Cables e ele pode ser, posteriormente, estendido para os países do Bric.

O terceiro cabo sai também de Fortaleza para Rio de Janeiro e São Paulo. O quarto, sai de São Paulo e de lá para Uruguai e Argentina (posteriormente), com vistas à integração do Anel Sul-americano. O quinto trecho é o que liga Fortaleza a Portugal, na Europa, ainda em consolidação.

A Consulta pública segue até o dia 5 de julho próximo, e as contribuições devem ser encaminhadas para o email universidade.telebras@telebras.com.br. O termo de referência está disponível no site da estatal (www.telebras.com.br).