Brasil e Uruguai assinam pré-contrato para construção de cabo submarino

9 de julho de 2012 - 17:30

Medida é parte das negociações da interligação das redes de telecomunicações de países da América do Sul

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, e o presidente da Telebras, Caio Bonilha, assinam nesta segunda-feira (9), o pré-contrato de interconexão via cabo submarino com a empresa Antel, do Uruguai. A medida faz parte das tratativas de construção do chamado anel óptico sul-americano, que pretende interligar as redes de telecom dos países da porção sul do continente americano.

O Brasil vai lançar três sistemas de cabos submarinos, sendo um para os Estados Unidos, um para a Europa e outro para a África. O projeto está sendo conduzido pela Telebras em parceria com empresas privadas e investidores de vários continentes. Com esses sistemas, o Brasil e a América do Sul terão muito mais independência no tráfego de banda larga mundial.

Amanhã, terça-feira, o secretário-executivo do MiniCom e o presidente da Telebras têm uma nova rodada de reuniões de negociações, desta vez, em Buenos Aires, onde se encontrarão com governo e empresas locais, também para tratar do anel óptico.

O objetivo do anel óptico é garantir um tráfego mais eficiente, mais seguro e menos custoso para os países sul-americanos. Atualmente, o caminho percorrido pelos dados numa simples conexão à internet é extenso e caro: se um internauta do Brasil acessa um site do Chile, por exemplo, a conexão segue até um servidor nos Estados Unidos, via cabos submarinos, para, então, voltar ao Chile. Com o anel ótico interligando os países sul-americanos, o tráfego circulará diretamente entre as redes locais. A estratégia regional também prevê a atração de servidores e data centers para a instalação de mais conteúdos na América do Sul.

Fonte: (tele.síntese)