Em um ano, banda larga móvel cresceu 110,4%

28 de agosto de 2012 - 17:50

No segundo trimestre do ano, o número de acessos da banda larga fixa no Brasil chegou a 17,9 milhões, enquanto a banda larga móvel em julho alcançou 60,1 milhões, de acordo com o Balanço Huawei da Banda Larga, uma parceria com a consultoria Teleco, divulgado nesta segunda-feira (28). Segundo o levantamento, até o final do ano o país contará com 73 milhões de acessos a banda larga móvel e 20 milhões de acessos à fixa.

Os dados apontam expansão de 110,4% da banda larga móvel no Brasil no segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2011 e de 46% no acumulado do ano, atingindo densidade superior a 30% da população. A penetração, no entanto, ainda é baixa quando comparada com a média dos países desenvolvidos, 56,5%, no final de 2011.

O número de acessos GSM caiu de 197,5 milhões no primeiro trimestre, para 196,4 milhões no segundo, confirmando a tendência de migração para terminais 3G, cuja adição líquida de 6,8 milhões de acessos no segundo trimestre do ano fez sua participação no total chegasse a 22,5%.

O ritmo da adoção de terminais 3G, no entanto, indica que até o final da década o Brasil seguirá utilizando a rede GSM. “enquanto alguns países começam a desligar as redes GSM, vamos virar a década com elas”, disse Eduardo Tude, presidente da Teleco.

No caso da banda larga fixa, mesmo considerando a projeção da Teleco para 2016, 20 acessos a cada 200 habitantes, o Brasil ainda estaria em posição de desvantagem. A densidade média dos países da OCDE é de 25,7 acessos a cada 100 habitantes. “A banda larga fixa continua avançando, mas mais lentamente”, afirmou Tude. Nos últimos 12 meses o crescimento foi de 20%.

Fonte: (tele.síntese)