Programa Banda Larga nas Escolas conectou 24 unidades por dia de janeiro a outubro

10 de dezembro de 2012 - 17:50

Ao todo, 66.538 instituições públicas urbanas de ensino fundamental e médio já estão conectadas à internet

O último levantamento a respeito do Programa Banda Larga nas Escolas, realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), indicou que 66.538 instituições públicas urbanas de ensino fundamental e médio estão conectadas à internet gratuita. De janeiro a outubro de 2012, informou a entidade, as concessionárias de telefonia fixa, responsáveis pelo programa, conectaram 7.253 novas escolas em banda larga, equivalente a mais de 24 instituições por dia.

A meta inicial do programa de conectar 55 mil instituições de ensino, mas esse total vem sendo ampliado para alcançar novas novas escolas públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.

Segundo o levantamento da Telebrasil, do total de escolas conectadas, 41.406 são instituições municipais, 24.334 são estaduais e 798 federais. As escolas estão conectadas em velocidades acima de 2 Megabits por segundo (Mbps). Pelo programa, as escolas públicas urbanas de ensino fundamental e médio terão acesso gratuito em banda larga durante 24 horas por dia até 2025.

No ano passado, 4,6 mil escolas foram atendidas. O maior volume de conexões, no entanto, se deu em 2008, no primeiro ano de implantação do programa, quando 21,5 mil instituições receberam banda larga. Em 2009, outras 21,4 mil escolas passaram a ter acesso à internet em alta velocidade e alunos de 11,7 mil instituições foram beneficiados em 2010.

O Programa Banda Larga nas Escolas é um projeto assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços. As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet –, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros, o que foi inteiramente cumprido em dezembro de 2010.

 

Fonte: (tele.síntese)