Adesão ao PTT

Adesão ao PTTMetro – Fortaleza [PIX / ETICE]

No início de janeiro de 2009, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Comitê Gestor da Internet no país (CGI.br) estabeleceram, em Fortaleza, um novo ponto para troca de tráfego entre seus backbones. Tal iniciativa prevê a hospedagem de um ponto de interconexão de redes (PIX) na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), gerando uma interligação dos pontos de troca de tráfego de Internet comerciais e acadêmicos.

A instalação se dá por meio de acordo entre os Sistemas Autônomos no Estado do Ceará, abrangendo as universidades do Estado do Ceará, órgãos públicos, provedores de Internet, empresas de telecomunicações e outros que tenham interesse em participar. A existência de um PTT em Fortaleza diminuiu não só a distância, como o tempo que se gasta para acessar o serviço, e principalmente uma redução nos custos de comunicação. O PTT possibilita uma Internet mais rápida e mais barata no Estado do Ceará.

Apesar de estar instalado no Datacenter do Governo do Estado, sob responsabilidade da Etice, o PIX poderá receber conexões de quaisquer empresas, desde que sejam atendidas as exigências do CGI.br. Atualmente, alguns provedores cearenses de internet já estão interligados no PIX, sempre garantindo a filosofia de um local neutro onde todos os participantes poderão trocar tráfego entre si.

Apesar de ser uma iniciativa dirigida aos provedores e empresas de telecomunicações, o usuário final de Internet também se beneficiará através de uma conexão de melhor qualidade e custos mais baixos.

As empresas interessadas em ligar-se ao PTTMetro – Fortaleza [PIX / ETICE], deverão seguir os seguintes procedimentos:

1. Solicitar adesão conforme orientações disponíveis no site do IX (http://ix.br/adesao/ce).

2. Aguardar aprovação da conexão ao IX.br;

3. Solicitar a conexão física ao PTTMetro – Fortaleza [PIX / ETICE]:

Preencher o termo de conexão PTTMetro – Fortaleza [PIX / ETICE] (baixe aqui)

Enviar para centradeservicos@etice.ce.gov.br:

termo de adesão IX preenchido (item 1);

encaminhar cópia do e-mail de aprovação da IX (item 2) com as orientações pertinentes;

termo de conexão ao PTTMetro – Fortaleza [PIX / ETICE];

cópia de documento que identifique o representante legal e dp comprovante do CNPJ da empresa com o contrato social ou documento que o substitua;

O provedor que desejar aderir ao PIX da ETICE deverá disponibilizar um par de cordões ópticos do tipo SC-APC/LC-PC de 15 metros monomodo e kit derivação para completar o processo de conexão aos equipamentos do NIC.br.

Links relacionados

Sobre o CEPTRO.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.