Planejamento Estratégico
A ETICE vem desenvolvendo ações no sentido de definir, gerenciar e monitorar de maneira eficaz as suas estratégias e iniciativas, objetivando garantir o seu crescimento e contribuir de maneira efetiva com as ações do Governo do Estado do Ceará. Isso implica em evoluir em direção a uma empresa unificada, mais eficiente e efetiva na realização do papel que lhe compete na área de Tecnologia da Informação de Comunicação (TIC) no Governo do Estado do Ceará.
O Sistema de Planejamento e Gestão da ETICE – SPGEtice reúne práticas de gestão como processo formal de aperfeiçoar o planejamento e a gestão da ETICE, considerando as melhores práticas existentes no mercado, bem como as necessidades e características da empresa.
Componentes
Alinhamento Estratégico
Identificar as necessidades do negócio do Governo do Estado do Ceará, no que diz respeito a área de competência da ETICE, e as regulamentações de compliance (mandatórias) as quais a ETICE deve possuir aderência.
Planejamento Estratégico
Examinar as principais questões da empresa, considerando sua missão, visão de futuro e valores, e análise do ambiente ao qual está integrada, proporcionando a probabilidade de aproveitamento das oportunidades e exploração dos seus potenciais, para alcançar um caminho para sua evolução.
Gestão de Portfólio
Gerir um conjunto dos programas, projetos e outros trabalhos como um todo sistêmico, permitindo a alocação adequada de recursos, sejam financeiros, humanos ou tecnológicos, possibilitando uma gestão integrada na ETICE para alcançar seus objetivos estratégicos.
Gestão de Projetos
Desenvolver e implantar mecanismos que visem planejamento, execução e controle de diversas atividades para alcance dos objetivos estratégicos da empesa.
Governança Corporativa
Fornecer um conjunto de responsabilidades e práticas exercitadas pelos comitês executivo, coordenativos e conselho fiscal, no âmbito da ETICE, de forma a melhorar a eficiência, a efetividade e o crescimento da empresa.
Plano Estratégico
O Plano estratégico é um documento criado a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz dos ambientes interno e externo à ETICE. Clique aqui para visualizar o Planejamento Estratégico.
O Plano Estratégico da ETICE é composto de:
Negócio – é a definição de quais produtos e serviços a empresa pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes.
Missão – para que servimos, qual é nossa razão de ser;
Visão – onde queremos chegar como instituição;Valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
Objetivos estratégicos – as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia;
Iniciativas estratégicas – o que deverá ser feito para alcançar a meta definida para um determinado indicador;
Plano Estratégico da ETICE
Negócio (O que fazemos?)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Missão: (Para quê ou por que existimos?)
Prover soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco na sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Visão: (O que queremos ser?)
Ser referência nacional como empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, indutora da inovação e modernização da gestão pública, com reconhecimento dos cidadãos, colaboradores, clientes e fornecedores, até 2024.
Valores Institucionais: (O que é importante para nós?)
Transparência;
Ética;
Comprometimento;
Equidade;
Integridade;
Conhecimento;
Inovação.
Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos são os desafios que a ETICE deverá alcançar em cada uma das perspectivas da sua estratégia.
Perspectiva: Resultados
1. Alavancar o crescimento contínuo da Etice do ponto de vista econômico e financeiro.
Perspectiva: Clientes
2. Aprimorar relacionamento com os clientes.
3. Garantir oferta de serviços públicos com qualidade, prontidão e preços competitivos.
Perspectiva: Processos Internos
4. Aprimorar e desenvolver processos para suportar o modelo de negócio da ETICE
5. Prover infraestrutura para suportar o modelo de negócios da ETICE.
Perspectiva: Pessoas e Inovação
6. Fomentar uma cultura e ambiente organizacional estimulador para desenvolvimento das pessoas.
7. Desenvolver competências e habilidades das pessoas para gerar inovação e atendimento de excelência aos seus clientes.
8. Implementar pesquisa, desenvolvimento e inovação para absorção de novas tecnologias.
Mapa Estratégico
O Mapa estratégico é uma representação gráfica, estruturada por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa-efeito.