Planejamento Estratégico
A ETICE vem desenvolvendo ações no sentido de definir, gerenciar e monitorar de maneira eficaz as suas estratégias e iniciativas, objetivando garantir o seu crescimento e contribuir de maneira efetiva com as ações do Governo do Estado do Ceará. Isso implica em evoluir em direção a uma empresa unificada, mais eficiente e efetiva na realização do papel que lhe compete na área de Tecnologia da Informação de Comunicação (TIC) no Governo do Estado do Ceará.
O Sistema de Planejamento e Gestão da ETICE – SPGEtice reúne práticas de gestão como processo formal de aperfeiçoar o planejamento e a gestão da ETICE, considerando as melhores práticas existentes no mercado, bem como as necessidades e características da empresa.
Componentes
Alinhamento Estratégico
Identificar as necessidades do negócio do Governo do Estado do Ceará, no que diz respeito a área de competência da ETICE, e as regulamentações de compliance (mandatórias) as quais a ETICE deve possuir aderência.
Planejamento Estratégico
Examinar as principais questões da empresa, considerando sua missão, visão de futuro e valores, e análise do ambiente ao qual está integrada, proporcionando a probabilidade de aproveitamento das oportunidades e exploração dos seus potenciais, para alcançar um caminho para sua evolução.
Gestão de Portfólio
Gerir um conjunto dos programas, projetos e outros trabalhos como um todo sistêmico, permitindo a alocação adequada de recursos, sejam financeiros, humanos ou tecnológicos, possibilitando uma gestão integrada na ETICE para alcançar seus objetivos estratégicos.
Gestão de Projetos
Desenvolver e implantar mecanismos que visem planejamento, execução e controle de diversas atividades para alcance dos objetivos estratégicos da empesa.
Governança Corporativa
Fornecer um conjunto de responsabilidades e práticas exercitadas pelos comitês executivo, coordenativos e conselho fiscal, no âmbito da ETICE, de forma a melhorar a eficiência, a efetividade e o crescimento da empresa.
Plano Estratégico
O Plano estratégico é um documento criado a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz dos ambientes interno e externo à ETICE. Clique aqui para visualizar o Planejamento Estratégico.
O Plano Estratégico da ETICE é composto de:
Negócio – é a definição de quais produtos e serviços a empresa pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes.
Missão – para que servimos, qual é nossa razão de ser;
Visão – onde queremos chegar como instituição;Valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
Objetivos estratégicos – as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia;
Iniciativas estratégicas – o que deverá ser feito para alcançar a meta definida para um determinado indicador;
Plano Estratégico da ETICE
Negócio (O que fazemos?)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Missão: (Para quê ou por que existimos?)
Prover soluções tecnológicas que impulsionem inovação, modernização e transformação digital, visando à eficiência da gestão pública e a melhoria dos serviços ao cidadão.
Visão: (O que queremos ser?)
Ser reconhecida nacionalmente até 2028, como empresa de excelência em soluções tecnológicas, que promovam a inovação e a transformação digital de forma sustentável, acessível e segura.
Valores Institucionais: (O que é importante para nós?)
Transparência
Ética
Comprometimento
Inovação
Credibilidade
Integração
Conhecimento
Respeito
Empatia
Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos são os desafios que a ETICE deverá alcançar em cada uma das perspectivas da sua estratégia.
Perspectiva: Financeira
1 – Ampliar a carteira de clientes;
2 – Alavancar o crescimento contínuo no ponto de vista econômico e financeiro
Perspectiva: Clientes
3 – Ter papel central na Transformação Digital por meio da promoção de projetos digitais inovadores
4 – Prover soluções tecnológicas inovadoras para atendimento das demandas dos segmentos de clientes
5 – Ofertar soluções para atender o Hub de TIC, a segurança da informação e a proteção de dados pessoais
Perspectiva: Processos Internos
6 – Aprimorar o modelo de negócio e promover a modernização organizacional e da gestão
7 – Fortalecer a imagem institucional, o relacionamento e a comunicação com todas as partes envolvidas
Perspectiva: Aprendizado e Crescimento
8 – Fortalecer a cultura organizacional
9 – Ter força de trabalho comprometida, motivada e com competências para inovação e obtenção de resultados
Mapa Estratégico
O Mapa estratégico é uma representação gráfica, estruturada por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa-efeito.