Planejamento Estratégico

 

A  ETICE vem desenvolvendo ações no sentido de definir, gerenciar e monitorar de maneira eficaz as suas estratégias e iniciativas, objetivando garantir o seu crescimento e contribuir de maneira efetiva com as ações do Governo do Estado do Ceará. Isso implica em evoluir em direção a uma empresa unificada, mais eficiente e efetiva na realização do papel que lhe compete na área de Tecnologia da Informação de Comunicação (TIC) no Governo do Estado do Ceará.

 

O Sistema de Planejamento e Gestão da ETICE – SPGEtice reúne práticas de gestão como processo formal de aperfeiçoar o planejamento e a gestão da ETICE, considerando as melhores práticas existentes no mercado, bem como as necessidades e características da empresa.

 

 

Componentes

 

Alinhamento Estratégico

Identificar as necessidades do negócio do Governo do Estado do Ceará, no que diz respeito a área de competência da ETICE, e as regulamentações de compliance (mandatórias) as quais a ETICE deve possuir aderência.

 

Planejamento Estratégico

Examinar as principais questões da empresa, considerando sua missão, visão de futuro e valores, e análise do ambiente ao qual está integrada, proporcionando a probabilidade de aproveitamento das oportunidades e exploração dos seus potenciais, para alcançar um caminho para sua evolução.

 

Gestão de Portfólio

Gerir um conjunto dos programas, projetos e outros trabalhos como um todo sistêmico, permitindo a alocação adequada de recursos, sejam financeiros, humanos ou tecnológicos, possibilitando uma gestão integrada na ETICE para alcançar seus objetivos estratégicos.

 

Gestão de Projetos

Desenvolver e implantar mecanismos que visem planejamento, execução e controle de diversas atividades para alcance dos objetivos estratégicos da empesa.

 

Governança Corporativa

Fornecer um conjunto de responsabilidades e práticas exercitadas pelos comitês executivo, coordenativos e conselho fiscal, no âmbito da ETICE, de forma a melhorar a eficiência, a efetividade e o crescimento da empresa.

 

Plano Estratégico

 

O Plano estratégico é um documento criado a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz dos ambientes interno e externo à ETICE. Clique aqui para visualizar o Planejamento Estratégico.

O Plano Estratégico da ETICE é composto de:

Negócio – é a definição de quais produtos e serviços a empresa pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes.

Missão – para que servimos, qual é nossa razão de ser;

Visão – onde queremos chegar como instituição;Valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;

Objetivos estratégicos – as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia;

Iniciativas estratégicas – o que deverá ser feito para alcançar a meta definida para um determinado indicador;

Plano Estratégico da ETICE

Negócio (O que fazemos?)

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

 

Missão: (Para quê ou por que existimos?)

Prover soluções tecnológicas que impulsionem inovação, modernização e transformação digital, visando à eficiência da gestão pública e a melhoria dos serviços ao cidadão.

 

Visão: (O que queremos ser?)

Ser reconhecida nacionalmente até 2028, como empresa de excelência em soluções tecnológicas, que promovam a inovação e a transformação digital de forma sustentável, acessível e segura.

 

Valores Institucionais: (O que é importante para nós?)

 

Transparência

Ética

Comprometimento

Inovação

Credibilidade

Integração

Conhecimento

Respeito

Empatia

 

Objetivos Estratégicos

 

Os objetivos estratégicos são os desafios que a ETICE deverá alcançar em cada uma das perspectivas da sua estratégia.

 

Perspectiva: Financeira

 

1 – Ampliar a carteira de clientes;
2 – Alavancar o crescimento contínuo no ponto de vista econômico e financeiro

 

Perspectiva: Clientes

 

3 – Ter papel central na Transformação Digital por meio da promoção de projetos digitais inovadores
4 – Prover soluções tecnológicas inovadoras para atendimento das demandas dos segmentos de clientes
5 – Ofertar soluções para atender o Hub de TIC, a segurança da informação e a proteção de dados pessoais

 

Perspectiva: Processos Internos

 

6 – Aprimorar o modelo de negócio e promover a modernização organizacional e da gestão
7 – Fortalecer a imagem institucional, o relacionamento e a comunicação com todas as partes envolvidas

 

Perspectiva: Aprendizado e Crescimento

 

8 – Fortalecer a cultura organizacional
9 – Ter força de trabalho comprometida, motivada e com competências para inovação e obtenção de resultados

 

Mapa Estratégico

 

O Mapa estratégico é uma representação gráfica, estruturada por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa-efeito.

 

Clicar para ver o Mapa do Planejamento Estratégico

Clicar para ver o Monitoramento de Metas