Gigafor

 

Rede de alta velocidade, que interliga instituições de ensino superior e pesquisa em Fortaleza, será utilizada para ligar os órgãos do Governo na capital

 

No dia 09 de setembro de 2008, foi inaugurada a Rede Metropolitana de Fortaleza (GigaFor), um projeto que possibilita o uso de aplicações avançadas e a troca de grande volume de dados interligando os principais centros de ensino e pesquisa da Capital e Região Metropolitana. Com 15 instituições participantes e 54 km de extensão, a rede de Fortaleza foi implantada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com R$ 840 mil de investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e auxílio de parcerias com o Governo do Estado do Ceará, a prefeitura de Fortaleza e a Companhia Energética do Ceará (Coelce). As instituições que participam da rede terão acesso mútuo à produção científica, podendo inclusive compartilhar projetos de educação a distância e interagir por meio de videoconferência.

 

O acordo celebrado com o Governo do Estado do Ceará, através da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), garantiu a cessão por parte da RNP de dois (2) pares de fibras ópticas apagadas da infra-estrutura da Rede Gigafor. Com isso o Governo promove a interligação de Órgãos/Entidades Governamentais localizados em Fortaleza e Região Metropolitana. Em contrapartida a ETICE, fica responsável pela manutenção preventiva e corretiva da infra-estrutura, garantindo o funcionamento contínuo da Rede Gigafor.

 

O uso da GigaFor pelo Governo do Ceará busca uma melhoria na Rede Governamental, através da otimização da troca de dados, voz e internet, da redução dos custos com telecomunicações e aperfeiçoar a qualidade de interconexão entre o Cidadão e os órgãos governamentais.

Segundo Fernando Carvalho, presidente da Etice, a Gigafor possui uma tecnologia mais moderna do que a disponibilizada pelos provedores comerciais e vai oferecer uma capacidade de conexão inexistente nas tecnologias atuais. “Além do uso pelas instituições de pesquisa associadas, o Estado irá utilizar a infra-estrutura para implantar uma nova Rede Governamental, por onde irá transitar dados e aplicação de voz no âmbito do Governo Estadual, que terá sua importância como centro nervoso do Governo, pois nela estarão as redes da Capital, Interior, Serviços de Telefonia e Internet”.

Essa Rede, após o lançamento da infra-estrutura de cabos ópticos no interior do Estado, fará parte do Cinturão Digital do Ceará.

 

GigaFor

 

A Gigafor faz parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O cabo principal forma um anel com 36 fibras, sendo dois pares de fibras ópticas para uso do Governo Estadual, conforme acordo de permuta que facilita os trâmites em relação às taxas exigidas por alguns órgãos públicos para passagem dos cabos ópticos da rede.

 

O comitê gestor da Gigafor é formado pela UFC, Uece, Cefet-CE, Escola de Saúde Pública e INPE, instituições a serem conectadas à Rede, assim como a Unifor, FIC, Fatene, Embrapa, Instituto Centec, Funceme, Instituto Atlântico, Funcap, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), instituições que incentivam e apóiam a pesquisa no Ceará. A GigaFor também conta com a parceria da Coelce, que cedeu os postes sem custo para o lançamento da fibra e da Prefeitura de Fortaleza.

 

Clique aqui para ver os slides de apresentação da Gigafor