Catálogo de Serviços

28 de junho de 2012 - 16:50

Catálogo Eletrônico de Serviços do Estado(link Sistema – SEPLAG)

Serviços da ETICE:

A ETICE oferece a seus clientes(Órgãos/Entidades Governamentais) um ambiente de DATACENTER projetado para abrigar servidores físicos e virtuais, sistemas de armazenamento(storages) e ativos de rede. Com equipe capacitada e infraestrutura necessária para garantir a disponibilidade de serviços com alta disponibilidade, em ambiente seguro e redundante. A Etice estabelece o nível de serviços e monitoramento de ativos para todos os serviços contratados.

Conexão ao Cinturão Digital do Ceará (CDC)

O CDC (Cinturão Digital do Ceará) consiste em uma rede pública de banda larga de alta velocidade que possibilita a interligação dos órgãos/entidades governamentais no âmbito estadual. O CDC permite o tráfego de dados, voz e imagem em alta velocidade bem como o uso de aplicações avançadas, tais como telemedicina, educação a distância, tv digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Estado. A Etice realiza a configuração switches de acesso, DWDM, rádios wimax e fibras ópticas do Cinturão Digital para conexão dos órgãos/entidades do Governo Federal, Estadual e Municipal, como também Instituições particulares e filantrópicas.

Videoconferência

 

A ETICE disponibiliza infraestrutura e suporte aos Órgãos/Entidades do Governo, para realização e gerenciamento de sessões de videoconferência utilizando a banda larga de alta velocidade da GIGAFOR (Rede metropolitana de Fortaleza) e do CDC (Cinturão Digital de Ceará), o que possibilita a execução do serviço com grande desempenho.

 

Central de Serviços

A Central de Serviços é o ponto central de contato entre usuários/clientes e a ETICE. Disponibiliza o registro, atendimento e monitoramento das solicitações de serviços, a prestação de informações, esclarecimento de dúvidas e orientações sobre serviços e produtos.

Eventos

A ETICE dispõe de equipe treinada e equipamentos necessários para disponibilizar infraestrutura de Internet em eventos promovidos ou realizados nas dependências de Órgãos ou Instituições do Governo do Estado do Ceará.

Internet

A Etice oferece Internet de alta velocidade através do CDC(Cinturão Digital do Ceará) que consiste em uma rede pública de banda larga de alta velocidade que possibilitam a interligação dos órgãos/entidades governamentais no âmbito estadual e que necessitam realizar a comunicação com outras redes através da Internet. A Internet de alta velocidade está alocada na ETICE e possui 2 provedores de conexão à Internet provendo alta disponibilidade e o PTT como PIX entre os participantes do Ceará.

Hospedagem

A ETICE disponibiliza infraestrutura de Data Center e equipamentos de sua propriedade para hospedagem de APLICAÇÕES , SITES, BANCO DE DADOS E CORREIO ELETRÔNICO(WEBMAIL) de propriedade ou licenciados para o órgão/entidade do Governo, em ambiente compartilhado. Todos os serviços hospedados na Etice são monitorados através de sistema de monitoramento. Os procedimentos de backup/restore deverão ser acordados na contratação do serviço ou solicitados, eventualmente, quando necessários, através da Central de Serviços da Etice.ência

 

 

Colocation

É uma modalidade de hospedagem que compreende o fornecimento do espaço físico para a infraestrutura do cliente, climatização do ambiente, no-break, grupo gerador, ponto de rede, conectividade com a INTERNET, monitoramento ininterrupto da infraestrutura, sistema de controle de segurança e acesso às instalações e equipe técnica especializada em atendimento, suporte e operação. O gerenciamento dos serviços poderá ser realizado de forma remota e a responsabilidade da administração, manutenção e operacionalização dos serviços e aplicações é do cliente.

 

 

Colocation Virtual

É uma variação do serviço de Colocation, onde a Etice fornece uma infraestrutura virtual para a instalação do serviço do cliente. O gerenciamento dos serviços será realizado de forma remota e a responsabilidade da administração, manutenção e operacionalização dos serviços e aplicações é do cliente.

Proxy Ativo

Um servidor proxy é um tipo de servidor que atua nas requisições dos seus clientes executando os pedidos de conexão a outros servidores. Um cliente conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço tal como, servidor de arquivos, web, ou outro recurso disponível em um servidor diferente. A ETICE provê acesso à Internet, através do proxy corporativo, aos Órgãos/Entidades do Estado que não possuem um servidor com função de Proxy.

VPN


O Serviço de VPN(Virtual Private Network) consiste na implementação de uma rede lógica para trafegar informações de forma segura. Através da VPN os Órgãos/Entidades do Governo podem estabelecer acesso remoto aos serviços ou aplicações hospedados na Etice ou no seu próprio Órgão, de forma segura e controlada, onde o usuário tem acesso restrito somente aos servidores de sua responsabilidade.

 

 

 

Ponto de Troca de Tráfego

O Ponto de Troca de Tráfego(PTT) estabelecido em Fortaleza provê um ponto de interconexão de redes (PIX) na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), gerando uma interligação dos pontos de troca de tráfego de Internet comerciais e acadêmicos. A ETICE fornece a infraestrutura adequada para receber conexões de quaisquer empresas , desde que sejam atendidas as exigências do CGI.br. A intenção é que as empresas privadas, provedores de Internet, de serviço de voz por IP, e outras, também façam a troca de tráfego dos seus dados por esse ponto.

 

 

Administração do domínio “ce.gov.br”

 

A ETICE é responsável pela administração do domínio ce.gov.br e disponibiliza, aos órgãos/entidades do Governo, Prefeituras e Câmeras Municipais do Estado do Ceará, os serviços de registro, atualização e exclusão de subdomínios. Administrar o domínio ce.gov.br e disponibilizar, aos órgãos/entidades do Governo, Prefeituras e Câmeras Municipais do Estado do Ceará, o registro, atualização e exclusão de subdomínios e a prestação de serviço de DNS.

 

Responsável: Vera Carneirovera.carneiro@etice.ce.gov.br – 31016756