Ceará sediará centro de dados da Amazon Web Services

27 de setembro de 2021 - 13:23

O Ceará vai sediar o terceiro edge location (ponto de presença) no Brasil da Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com. O anúncio deste projeto foi realizado na última semana pelo governador Camilo Santana e por Paulo Cunha, gerente-geral da AWS para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe. Com a unidade cearense, localizada em Fortaleza, a empresa oferecerá conectividade mais segura, confiável e de alto desempenho para o resto da rede global da AWS, bem como suporte para serviços, incluindo Amazon CloudFront e AWS Global Accelerator.

“Queremos fazer do Ceará o primeiro governo 100% digital do Brasil, e a parceria com a AWS é fundamental para atingirmos este objetivo. O Ceará já é o segundo maior ponto de conectividade de cabos de fibra óptica do mundo, e estamos investindo em conectividade para todos os municípios do estado. Fico muito feliz que possamos fazer parte da rede global da AWS, por meio deste edge location”, afirmou o governador Camilo Santana.

Além dele, também participaram do encontro com diretores da AWS, os secretários Mauro Filho (Planejamento e Gestão), Maia Júnior (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Flávio Jucá (Projetos Especiais da Casa Civil) e Lassance de Castro (presidente da Etice).

Maior eficiência
A AWS projeta melhoria de até 18% na cobertura dos dados entregues por meio deste edge location. O projeto se integra a outras duas implementações de pontos de presença (edge) no País, conectando o Brasil à infraestrutura global da AWS, que é arquitetada e construída para fornecer ambiente de computação em nuvem mais seguro e confiável, com desempenho de rede de alta qualidade.

O novo « edge location » da AWS traz um conjunto completo de benefícios fornecidos pelo Amazon CloudFront, uma Content Delivery Network (CDN) altamente segura, que acelera a entrega de dados, aplicações de vídeo e APIs para usuários em todo o mundo. Ao armazenar o conteúdo « cache » nestes pontos no Brasil, os clientes da AWS podem se beneficiar de um melhor desempenho, maior segurança de rede e proteção em nível de aplicação. O Amazon CloudFront também protege dados confidenciais com protocolos, criptografia e certificações de conformidade, que complementam a proteção fornecida por meio da integração com o AWS Shield, para defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS), como também o AWS Web Application Firewall (WAF) para fornecer proteção da rede.

O Amazon CloudFront se integra aos serviços da AWS, incluindo Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), Elastic Load Balancing e Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), como origem das aplicações. Com esse investimento, a infraestrutura global da AWS incluirá mais de 226 pontos de presença (PoP) em 91 cidades de 47 países.

27/09/2021 – 08:30
Ascom Casa Civil, Kelly Batista e Marcos Felipe Martins
Comunicação
Escritório de Governança Corporativa // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br