Profissionais de Nuvem no Mercado de Trabalho
8 de abril de 2022 - 09:55
O Centro de Competências para Transformação Digital do Ceará (CCTD) realizou, nesta quarta-feira (06), em formato virtual, uma reunião técnica sobre o tema “Inclusão de Profissionais de Nuvem no Mercado de Trabalho”. O evento ocorreu em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Amazon Web Services (AWS), com o apoio do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, do Programa Cientista e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE).

O encontro teve o objetivo de introduzir, aos empreendedores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), alguns profissionais do segmento de computação em nuvem (cloud), que foram formados no “Curso de Fundamentos de Nuvem para Egressos do Sistema Penitenciário”, da AWS Academy, por meio de uma parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet).
Gabriella Tavares, colaboradora da ETICE (Escritório de Governança Corporativa – EGC), apresentou o CCTD aos empresários, explicitando seus objetivos principais, estrutura e pilares de atuação. Foi ressaltado o Pilar de Formação de Pessoas, hoje gerenciado pela ETICE e executado pela SEDET, no qual se insere a oferta deste curso específico.
Sobre o CCTD
O Centro de Competências para Transformação Digital do Ceará (CCTD) tem como objetivo o de coordenar políticas públicas de tecnologia para transformar o estado do Ceará em uma referência na adoção de iniciativas focadas na transformação digital que impactem o cidadão, o ensino e o empreendedorismo. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em cooperação com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.
O CCTD é estruturado sobre quatro pilares fundamentais:
1. Capacitação Governamental em Transformação Digital, executado pela Seplag em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e Laboratório Iris (Casa Civil);
2. Pesquisa e Desenvolvimento: executado pela Funcap através de parceria com a ETICE;
3. Aceleração de Startups e Empreendedorismo: executado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece);
4. Formação de Pessoas: executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (SEDET), sob a gerência de projetos da ETICE.
Curso AWS Academy para Egressos do Sistema Penitenciário
O programa da AWS Academy oferece um currículo de computação em nuvem que prepara os alunos para buscar certificações reconhecidas pelo setor para trabalhos em nuvem, sob demanda. A formação Cloud Foundations apresenta conceitos de nuvem e os principais serviços da AWS, sendo estes: definição de preços, segurança, arquitetura e suporte, além de outros conteúdos. O curso abriu vagas para 20 alunos. As aulas foram realizadas na Universidade do Trabalho Digital (UTD), programa da Secitece, com carga horária de 96h/a.
Ao final do curso, os participantes deram início ao agendamento para realizar o exame de certificação “AWS Certified Cloud Practitioner”, válida mundialmente, voltada às soluções de computação em nuvem. Até agora, quatro alunos, dos dez que conseguiram concluir o curso, já obtiveram tal certificação, para ajudá-los na reintegração à sociedade.
Esta é mais uma iniciativa da série de medidas colaborativas entre as secretarias estaduais e suas vinculadas, juntamente com a Casa Civil, visando proporcionar maior inclusão social, a fim de inserir grupos minoritários na transformação digital do nosso Estado, através da formação de profissionais capacitados que estejam aptos a (re)ingressar e competir no mercado de trabalho.
08/04/2022 – 10:00
Kelly Batista e Marcos Felipe Martins – Equipe de
Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br