Izolda Cela faz história ao se tornar primeira governadora do Ceará
13 de abril de 2022 - 10:44
Após sete anos e três meses sob a gestão do Governador Camilo Santana, tomou posse, no último dia 2 de Abril, a primeira governadora do Ceará a assumir o cargo em definitivo, Izolda Cela.
Enquanto vice-governadora, Izolda foi responsável pela revolução na educação cearense, como nos programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e o Pacto por um Ceará Pacífico. Ela passa agora a comandar o atual mandato até o dia 31 de dezembro de 2022.
Em seu discurso de posse, a atual governadora pontuou que a boa política e a abertura ao diálogo trazem a confiança de superar desafios, continuar a desenvolver as políticas públicas e trabalhar pelo povo cearense. Entre esses desafios, ela deu ênfase aos impactos da pandemia de Covid-19 e a importância de priorizar mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade:
“Sou a primeira mulher a ocupar esse honroso lugar de líder do Executivo Estadual. Isso fala sobre o histórico da ocupação da mulher em espaços de liderança, especialmente na política. Me sinto preparada para que possamos, juntos, vencer e superar os desafios, aquilo que ainda afeta a vida e a condição da mulher por ser mulher, para continuarmos avançando nesta boa luta para um ceará cada vez mais desenvolvido, com inclusão social e respeito às pessoas”, afirmou Izolda.
Ela também falou sobre os anos como vice do ex-governador Camilo Santana. “Pude testemunhar, ao longo deste trabalho ao lado do governador Camilo Santana, as parcerias e projetos em todas as áreas das políticas públicas direcionados a trazer prosperidade ao Estado e ao povo”, afirmou reconhecidamente, sobre seu antecessor.
A transmissão do cargo aconteceu em dois momentos: na Assembleia Legislativa e no Palácio da Abolição. No Parlamento, foi lida a carta de renúncia, oficializando a saída do ex-governador. Camilo afirmou no documento estar encerrando a missão a ele confiada, com o sentimento de gratidão a todos que contribuíram para a sua gestão, nos últimos sete anos e três meses. “Aos Poderes Legislativo e Judiciário, meu respeito e reconhecimento, por agirem sempre em defesa do nosso Estado. A todos os servidores públicos estaduais e à toda nossa equipe de Governo, agradeço por todo o comprometimento para que nosso Ceará avançasse cada vez mais, em benefício da nossa população” – disse o ex-governador.
Sobre Izolda Cela
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho tem 61 anos e é professora, psicóloga e especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
A Governadora iniciou carreira política em Sobral, sendo secretária-adjunta da educação, em 2001, e posteriormente como titular da pasta até 2006. Ela também comandou a Secretaria da Educação do Ceará entre 2007 e 2014. Izolda é responsável pela criação e consolidação do Paic, que deu origem ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Foi em suas gestões que o Ceará cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Foi eleita como vice-governadora em 2018 e reeleita em 2018. Desde então, coordena programas de prevenção à violência, como o Pacto por um Ceará Pacífico e o projeto Virando o Jogo.
Agora, já governadora, decidiu que irá manter todo o secretariado da gestão de Camilo Santana e realizou sua primeira reunião com todos eles, na segunda-feira (4), primeiro dia útil após sua cerimônia de posse, para acolhê-los formalmente no palácio, dando continuidade à agenda de trabalhos junto às secretarias e suas vinculadas.
13/04/2022 – 10:00
Prefeitura de Fortaleza
Kelly Batista e Marcos Felipe Martins – Equipe de Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br