Governo do Ceará lança o Programa C-Jovem: a meta é de capacitar 100 mil estudantes

20 de abril de 2022 - 11:32

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (18), o Programa C-Jovem, de capacitação para estudantes da rede pública, dando continuidade assim aos seus investimentos em educação. A iniciativa alcançará todo o estado, com meta de capacitação de 100 mil estudantes nos próximos cinco anos, focando no desenvolvimento de tecnologias, como por exemplo, Infraestrutura 5G, Desenvolvimento Android e Computação em Nuvem.

O evento aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a participação da governadora Izolda Cela, dos dirigentes das secretarias estaduais envolvidas e de suas vinculadas, de representantes das instituições de ensino superior, de empresas parceiras neste projeto, bem como de algumas lideranças políticas.

“Em nosso governo há um movimento voltado para construir uma sociedade melhor, mais digna e mais justa aos cearenses. Nós sabemos dos desafios que passamos diante de uma transformação digital. Mas, com o C-Jovem, estamos seguindo o fluxo, para não perder a chance de usar essa inteligência e tecnologia para transformar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho, como um forte vetor do desenvolvimento humano no Ceará”, afirmou Izolda Cela.

A ação, de caráter multi-institucional, surge a partir da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará. É resultado de uma proposta conjunta do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc); do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece); e Planejamento e Gestão (Seplag), por intermédio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

Estrutura

O projeto-piloto se iniciou com a implantação do programa na rede pública estadual de ensino e já capacitou até aqui cerca de 200 professores, que estão repassando seus conhecimentos a 4.358 alunos em cursos técnicos sobre temas como Rede de Computadores e outros temas de Ciência da Computação em 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional. “A partir do segundo semestre deste ano avançaremos de acordo com as avaliações, com estes alunos sendo preparados para o mercado de trabalho, e obtendo também um certificado internacional”, comunicou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Essa experiência inovadora é constituída por células de atuação, onde cada uma é composta por um coordenador que apoia jovens tutores provenientes do ensino superior. Esses, por sua vez, apoiam estudantes do ensino médio. O programa será executado por meio de projeto de extensão das IES e terá duração de um ano, considerando um período de imersão nas empresas parceiras para que o estudante possa utilizar os conhecimentos na prática.

Com a iniciativa, a expectativa é de alcançarmos excelente resultados com a retenção de talentos pelo aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo; melhores ofertas por profissionais de TIC, em quantidade e em formação curricular, de forma conectada com a demanda de um setor estratégico para o país; inclusão dos jovens em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico; como também reforçar a parceria governo-academia-empresas, todos alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação em nossa Região.

Participantes

Se fizeram presentes na solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges; o assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins; o presidente da Etice, Prof. Lassance de Castro; o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares; a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabelle Mont’Alverne; o reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco de Lima Júnior; os deputados federais Eduardo Bismarck e Mauro Filho; os deputados estaduais João Jaime, Tin Gomes, Augusta Brito, Bruno Pedrosa, Oriel Nunes, Rafael Branco, Sérgio Aguiar, Acrisio Sena, Walter Cavalcante, Erika Amorim, Júlio Cesar, Osmar Baquit, Elmano de Freitas e Diego Barreto; o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; o diretor regional do Senai – Ceará e representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Paulo André Holanda; o diretor do Sistema Fecomércio, Luis Fernando Bittencourt; a diretora regional do Senac-CE, Ana Claudia Martins Maia Alencar; o cientista-chefe da Educação, Jorge Lira, representando a Universidade Federal do Ceará; presidente do Iracema Digital, Prof. Ricardo Liebmann; e a gerente do Instituto Atlântico, Gabriela Costa.

Em nome das empresas parceiras do programa, o gerente nacional da AWS, Paulo Cunha, exaltou a inovação que o Governo do Ceará está proporcionando. “Trouxe cloud computing, transformação digital, inovação por transformação de dados e, agora, esta capacitação para um mercado em que nós ainda temos uma deficiência tremenda. Não tenho dúvidas do potencial do Ceará e do que podemos fazer aqui.”

19/04/2022 – 10:00

Daniel Herculano – Ascom Casa Civil

Kelly Batista e Marcos Felipe Martins – Equipe de

Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br