Confira a matéria do jornal O Povo sobre games e tecnologia, com participação da Etice
5 de abril de 2023 - 15:59
O jornal O Povo, um dos meios de comunicação de referência do estado do Ceará, publicou, nesta terça-feira (04), uma reportagem especial, com o título:
“Conheça a estrutura tecnológica do Ceará para atender e atrair o mercado gamer”.
A matéria detalha que o Ceará conta, hoje, com uma rede gigante de conexões que leva internet aos locais mais remotos do Interior, abrindo, assim, portas para novos mercados, inclusive o dos games. Apesar do segmento continuar concentrado na região Sudeste, cearenses têm demonstrado força e capacidade para se destacar nacionalmente.
Na reportagem, o Diretor de Operações (DIOPE) da Etice, Osman Lima, foi entrevistado para falar mais sobre o CDC. Confira abaixo um trecho da participação da Etice na matéria:
Responsável pela execução do Cinturão Digital do Ceará (CDC), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) contabiliza hoje mais de três milhões de usuários beneficiados e impactados pelo programa. Conforme explica o Diretor de Operações da Etice, Osman Lima, os frutos colhidos vão da segurança pública à saúde, da educação ao entretenimento. “Eu arrisco dizer que no mundo não existe uma estrutura de fibra óptica própria governamental com a potência que o Cinturão Digital tem, com tamanha capilaridade e tamanho”, afirma.
Segundo Osman, a criação deste programa ajudou a popularizar o uso das redes por todo o Ceará e, “na prática, democratizou o acesso com uma banda larga de qualidade”. Com uma conexão de rede mais veloz, portanto, o Estado se abre para os mais diversos mercados, inclusive os dos games. “Nada impede que em Fortaleza você instale um data center que crie situações mais favoráveis para os jogadores que estão no Ceará”, exemplifica.
“O Estado hoje entende que essa condição de acesso para a população pode ser melhorada e isso, aliado à condição de uma infraestrutura disponível, pode trazer ainda mais retornos para a população”, complementa.
A reportagem, escrita por Wanderson Trindade, pode ser conferida, na íntegra, clicando aqui.
04/03/2022 – 10:52
Marcos Felipe Martins – Ascom Etice // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br