DIGEP, Comissão de Ética e Ouvidoria promovem palestra sobre Assédio Moral
21 de junho de 2023 - 14:08
A prevenção e combate ao Assédio Moral foi o tema da palestra realizada pelo Auditor de Controle Interno da Célula da Gestão da Ética Pública na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Tiago Peixoto, conferida na manhã do último dia 21, na sede da Empresa da Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Promovida em parceria pela Ouvidoria, Comissão de Ética e Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP) da empresa, a iniciativa reuniu dezenas de servidores nas formas presencial e online.
O presidente da Etice, José Valdeci Rebouças, abriu o debate lembrando que ética é fundamental para o equilíbrio das relações de trabalho e de convivência, já que nos ensina a refletir sobre nossas ações visando o bom convívio em sociedade. “Tem coisas falhando na nossa sociedade e precisamos rever isso urgentemente. Ética garante respeito, justiça e integridade “, ressaltou o dirigente.
O presidente da Comissão de Ética da Etice, Carlos Jorge Lima de Freitas, destacou a importância do encontro. “ Esse debate tem o objetivo de nos fazer refletir sobre a importância de promover ambientes de trabalho saudáveis e justos. Nossa ideia é fortalecer as ações que buscam conscientizar nossos companheiros e companheiras de trabalho sobre o problema do assédio moral e estimular ações para prevenir e combater essa prática”, esclareceu.
O Ouvidor da Etice, Jares Freire, que participou ativamente na idealização do evento, comentou sobre a importância da palestra: “Ao assumirmos a Ouvidoria, percebemos a necessidade das relações interpessoais entre as pessoas que fazem parte da Etice. Diante dessa visão, nos mobilizamos e articulamos, juntamente com a CGE, para trazer esta palestra para a Etice, que trata de um tema de grande relevância. Dessa forma, ressaltamos que a Ouvidoria sempre estará disponível ao acolhimento de todos(as), seja por meio de sugestões, elogios, reclamações ou denúncias”.
Um dos primeiros pontos abordados por Tiago Peixoto foi sobre a Lei 15.036/2011, que trata do Assédio Moral no âmbito da administração pública estadual e seu enfrentamento, tendo como foco a prevenção, repreensão e promoção da dignidade do servidor público no ambiente de trabalho. Para o palestrante, o assédio moral fere a dignidade humana e precisa ser fortemente combatido, principalmente, nos locais de trabalho, onde passamos grande parte dos nossos dias. Tiago Peixoto lembra que, no Estado, há um sistema de Prevenção e Combate ao Assédio Moral integrado por uma Comissão Central e por Comissões setoriais, responsáveis por todo o processo de investigação das denúncias. Quanto às punições para o servidor público estadual praticante de assédio moral, Tiago informa que vão desde uma advertência até a demissão. “
Felizmente, esse tema vem sendo amplamente debatido pela sociedade, o que tem motivado o crescimento do número de denúncias nos últimos anos. “A gente entende que não é fácil denunciar, mas é preciso fortalecer cada vez mais as ações preventivas e incentivar as denúncias para que possamos garantir relações de respeito no ambiente de trabalho”, concluiu o palestrante.
21/06/2023 – 10:30
Ascom Etice // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br