Etice participa de encontro com líderes da Huawei e do IFCE

26 de fevereiro de 2025 - 14:29 # #

Dowglas Lima - Ascom IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), a visita de um grupo de executivos da multinacional de telecomunicações Huawei, gigante da tecnologia da qual o IFCE é parceiro na formação de jovens. Em pauta, a ampliação do já bem-sucedido trabalho conjunto entre os dois entes – cujo fruto mais recente foi a conquista, por uma equipe do IFCE, de uma vaga na final latino-americana da Huawei ICT Competition, premiação de jovens talentos em que o Instituto coleciona vitórias.

Sun Gang (Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Parceiros de Talentos de TIC), Zhang Jing (Gerente Sênior do Departamento de Desenvolvimento de Parceiros de Talentos de TIC) e Eric Chen (Gerente de Desenvolvimento de Parceiros de Talentos do Departamento de Desenvolvimento de Parceiros de Talentos de TIC) participaram de uma reunião com o reitor Wally Menezes, que fez uma apresentação geral da atuação e do alcance do IFCE em todo o estado do Ceará. O encontro também contou com a participação do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Francisco Barbosa, que representou o governador do estado, Elmano de Freitas, ao lado da secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro.

O reitor afirmou que a Huawei é uma parceira-chave na meta de formar 100 mil jovens na área tecnológica – já foram 25 mil estudantes beneficiados no trabalho conjunto com a empresa chinesa. Wally Menezes destacou os espaços dedicados à Huawei em Fortaleza e Jaguaribe, verdadeiros celeiros de novos talentos na área tecnológica.

Além dos gestores do IFCE, também participaram do encontro o diretor de Educação e Responsabilidade Social da Huawei Brasil, Victor Montenegro, o Relações Públicas da Huawei Brasil, Luís Jorge, o coordenador da Huawei Academy do IFCE Campus Fortaleza, Moacyr Regys, o diretor administrativo-financeiro do Instituto Iracema, Neyrobson Vasconcelos, Ana Beatriz Araújo, aluna da Huawei Academy, Ronald Gualberto, diretor de relacionamento e negócios da Etice e diversos convidados. A visita teve o acompanhamento e a tradução simultânea do Assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque.

O presidente Francisco Barbosa afirmou que “a Etice um compromisso contínuo com a inovação e o fortalecimento do setor tecnológico no Ceará. Participar deste encontro é uma excelente oportunidade para estudarmos novas possibilidades de parceria e cooperação com empresas que, como a Huawei, já contribuem significativamente para a formação e capacitação de talentos no nosso estado. Acreditamos que a colaboração entre governo, instituições de ensino e grandes empresas de tecnologia é essencial para impulsionar o desenvolvimento e a transformação digital, garantindo mais oportunidades para os jovens e fortalecendo o ecossistema de inovação no Ceará”.

“O IFCE alcançou um número muito grande de alunos treinados, certificados e participantes da ICT Competition. No ano de 2024, mais de 80 alunos que fizeram parte desses projetos conectaram-se ao mercado trabalhando provedores locais e empresas de tecnologia”, destacou Victor Montenegro. “Queremos criar e apoiar um ecossistema de talentos em vários continentes. Fiz questão de vir ao Brasil conhecer os projetos e a diversidade de cursos que vocês oferecem. Esse é um processo muito importante para nós”, destacou Sun Gang.

Em seguida, os executivos dirigiram-se ao campus Fortaleza, onde conheceram os projetos desenvolvidos na Academia Huawei no IFCE e toda a trajetória que faz com que o Instituto seja uma verdadeira referência nesse sentido. Vale lembrar que o case do IFCE foi escolhido, pela pela companhia chinesa, como um dos quatro mais relevantes do mundo durante o evento Huawei Connect, em Xangai, na China, em setembro de 2024.