Etice moderniza atendimento do Samu Ceará com o sistema Samu 360

12 de junho de 2025 - 09:08 # #

Marcos Felipe Martins - Ascom Etice

Ferramenta tecnológica integra centrais de regulação e agiliza atendimento de urgências no Estado

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) tem desempenhado um papel decisivo na modernização do atendimento de urgências em saúde no Estado. Desde janeiro de 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) , conta com o sistema Samu 360, ferramenta implantada por meio de processo licitatório conduzido pela Etice.

A nova tecnologia unificou e modernizou o fluxo de atendimentos em todo o território cearense. Antes, a comunicação entre as três centrais de Regulação de Urgências (CRUs)— localizadas no Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza), Juazeiro do Norte (Cariri) e Sobral (Região Norte) — era feita por telefone ou por contato entre os chefes de equipe, o que tornava o processo mais lento e burocrático, dificultando respostas rápidas, especialmente em ocorrências que exigiam cooperação entre as regiões.

Agora, as centrais atuam de forma integrada e em tempo real, proporcionando mais agilidade no deslocamento das equipes e na assistência prestada aos pacientes. Com cobertura em 183 municípios — a maior do Brasil em extensão territorial — o Samu Ceará passou a contar com um fluxo de atendimento mais eficiente, com compartilhamento imediato de informações e otimização dos recursos.

Agilidade, segurança e eficiência no atendimento

Para quem atua diariamente no serviço, a transformação é visível. O médico regulador Igor Rodrigues, que trabalha na Central de Regulação de Urgências do Eusébio, destaca a importância da mudança: “o Samu 360 melhorou muito a integração entre as centrais. Hoje conseguimos visualizar o sistema como um todo e agilizar o apoio entre as regiões. Isso tornou o atendimento mais rápido, com fichas mais completas e melhores informações, beneficiando diretamente o paciente”.

Além da integração regional, o Samu 360 trouxe avanços como o acompanhamento em tempo real da localização das ambulâncias, maior controle sobre as informações das ocorrências e geração automatizada de relatórios e indicadores. Esses dados são essenciais para o planejamento estratégico do serviço.

Anael Moreira, responsável técnico loco-regional da Base Polo de Tianguá do Samu 192 Ceará, reforçou o impacto positivo do Samu 360: “o sistema trouxe agilidade, segurança e padronização. Hoje, temos informações atualizadas em tempo real, o que facilita o envio da viatura adequada para cada situação e garante uma resposta mais rápida e qualificada à população”.

Transformação tecnológica liderada pela Etice

Para o presidente da Etice, Francisco Barbosa, o sistema representa um salto de qualidade nos serviços públicos de saúde do Ceará. “Essa tecnologia viabilizada pela Etice direciona o recurso certo, na hora certa, para a pessoa certa. Esse é o propósito da transformação digital que buscamos: soluções tecnológicas que resultam em melhores serviços para a população cearense”, ressaltou.

Sobre o Samu Ceará

O Samu 192 Ceará atende a 183 municípios, garantindo 100% de cobertura no Estado — a maior do País. A exceção é Fortaleza, onde o serviço é municipalizado.

O serviço funciona 24 horas por dia, podendo ser acionado gratuitamente pelo número 192. Sua missão é chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas.

O objetivo é oferecer atendimento rápido e qualificado, minimizando riscos, sequelas e salvando vidas.