Etice modera painel sobre tecnologia para a segurança pública no iLab-Segurança

4 de julho de 2025 - 09:45 # # #

Abep-Tic Ascom

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) teve papel de destaque no painel “Soluções de Tecnologia para a Segurança Pública II”, durante a I Conferência Nacional de Segurança Pública- iLab‑Segurança 2025, realizada em Brasília, nesta quinta-feira, 3 de julho. O painel foi moderado pelo presidente Francisco Barbosa, também presidente executivo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), promovendo um importante debate sobre as inovações tecnológicas voltadas para a segurança pública.

Participaram do painel: o Coronel Humberto de Sá Garay, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Berkana Tecnologia, que discorreu sobre mobilidade tática, comando e controle no setor de segurança público; Rosiel Dias, diretor comercial da Hex360, que apresentou a solução Smarteye, voltada à análise de dados, colaboração e resposta rápida; e Wilians Mateos Júnior, gerente de Pré‑Vendas da Hytera Brasil, que abordou soluções de rádio PoC e câmeras corporais para agentes de segurança.

Barbosa destacou a relevância do evento ao reunir toda a rede nacional de segurança em torno de um objetivo comum. “Foi um encontro que chamou a responsabilidade de todos para pensar a segurança do país de forma integrada e colaborativa”, destacou.

Ele elogiou a iniciativa do presidente do CONSESP, Sandro Avelar, por promover a sinergia entre instituições públicas e empresas, evidenciando que as tecnologias desenvolvidas tanto pelas empresas quanto pelas Prods estão disponíveis para fortalecer as estratégias de segurança. “O painel apresentou soluções complementares, capazes de integrar informações e ampliar a capacidade de resposta da inteligência policial no combate ao crime”, finalizou.

A conferência, realizada de 1º a 3 de julho, contou com o apoio institucional da ABEP-TIC e reuniu autoridades federais, secretários estaduais de segurança, comandantes das polícias, representantes da Polícia Federal, Ministério Público, academia e sociedade civil, com o objetivo de fortalecer a cooperação nacional e apresentar sugestões legislativas, como a PEC da Segurança Pública, amplamente debatida no evento.