Etice promove 8ª edição do CDI, destacando avanços da Diretoria de Operações

3 de setembro de 2025 - 11:11 # # #

Marcos Felipe Martins – Ascom Etice

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) realizou, nesta terça-feira (2), a oitava edição do Circuito de Desenvolvimento Institucional (CDI) de 2025, via Google Meeting. Na ocasião, o diretor da Diretoria de Operações (Diope), David Gois, apresentou os avanços e desafios da área, que atualmente reúne três gerências e conta com mais de 30 colaboradores.

Entre os projetos apresentados, destacou-se o Ceará Conectado, que leva internet gratuita para os municípios cearenses, e já conta com 69 municípios agraciados na segunda fase, que será concluída ainda em 2025, levando conectividade a 77 municípios, que, somadas com a primeira fase, totaliza 136 cidades beneficiadas com o programa.

Outro marco destacado na apresentação foi a implementação, em apenas 40 dias, do sistema de reconhecimento facial da Arena Castelão, hoje referência nacional em segurança de estádios. No campo de atendimento, foi lançada, em julho, a nova Central de Serviços da Etice, com canais diversificados (telefone, web, e-mail e WhatsApp), com a criação de um chatbot.

A Diope também avança em frentes estratégicas de segurança da informação, com a implementação da ISO 27001 e projetos voltados ao fortalecimento do NOC (Network Operations Center) e à futura instalação do SOC (Security Operations Center), que contará com investimentos do BID. Por fim, o diretor David destacou a atuação da Etice, por meio da Diope, fornecendo conectividade a mais de 148 eventos, dentre os quais ações oficiais do Governo do Estado e do Governo Federal, além de outros eventos públicos.

“O trabalho desenvolvido pela nossa equipe demonstra que a Diope é fundamental para os resultados da Etice, pois garante a continuidade e a segurança dos serviços oferecidos pelo Governo do Ceará. Estamos antecipando prazos, ampliando capacidades e inovando em soluções que impactam diretamente a vida dos cearenses”, destacou o diretor.

O Circuito de Desenvolvimento Institucional (CDI) é promovido pelo Escritório de Governança Corporativa (EGC), em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), e tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional da Etice, incentivar a troca de conhecimentos e valorizar o trabalho desenvolvido por todas as áreas da empresa.

A próxima edição do CDI será divulgada em breve, e as gravações das edições anteriores estão disponíveis na Intranet da Etice.