Etice apresenta Cinturão Digital do Ceará no primeiro IX Fórum Setor Público
19 de setembro de 2025 - 17:09 #CDC #Cinturão Digital #Etice #Tecnologia
A ETICE esteve presente – representada pelo técnico Clerton Farias – no IX Fórum, o principal evento do país dedicado à infraestrutura da Internet, reunindo os principais atores do ecossistema para debater tecnologias, tendências, desafios e políticas de conectividade. Neste ano 2025, o formato foi expandido para o setor público, com a realização do primeiro IX Fórum Setor Público. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura e o funcionamento do Cinturão Digital do Ceará.
O objetivo é não apenas reforçar a presença e o papel estratégico de órgãos governamentais nos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) do IX.br, mas também fomentar a adoção de tecnologias modernas, a atualização de infraestruturas e a disseminação de boas práticas na oferta de serviços públicos conectados à Internet.
O Fórum veio a se juntar aos fóruns regionais que já vinham sendo desenvolvidos desde 2017. Esta edição busca gerar um impacto concreto na qualidade da Internet no Brasil, promovendo avanços em eficiência, segurança, resiliência e desempenho na participação do setor público na rede e na prestação de serviços digitais à sociedade.
Com o novo recorde de 40 Tbit/s de tráfego agregado, Fortaleza se consolida como o segundo maior PTT do IX.br e como um hub de conteúdo em crescimento no Nordeste brasileiro.