Etice encerra participação na Feira do Conhecimento com oficina sobre fusão de fibra óptica
8 de novembro de 2025 - 18:56 #Etice #Feira do Conhecimento #Tecnologia
Demétrio Andrade - Ascom Etice

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) encerrou sua participação na Feira do Conhecimento 2025, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), apresentando, neste sábado (8), a “Oficina de Fusão de Fibra Ótica”, conduzida por Pedro Eudório, especialista da Diretoria de Operações (Diope). A atividade aconteceu no estande da Etice em parceria com o laboratório ÍRIS.
De início, Pedro expôs um histórico da evolução e aprimoramento da fibra óptica, explicando, na sequência, qual é a estrutura do cabo e como funciona o transporte de dados, por meio de partículas de luz, bem como as vantagens do processo. Em seguida, uma atividade mostrou como funciona na prática o processo de emenda de cabos ópticos, etapa essencial para garantir a qualidade e a estabilidade das conexões de rede.

“A fusão de fibras ópticas é um processo crítico que exige habilidade e precisão, pois qualquer erro pode comprometer a integridade do sinal óptico e afetar a transmissão de dados, uma oficina de fusões em fibras ópticas é essencial para garantir conhecimento básico na transmissão de dados. Isso é especialmente importante em aplicações críticas, como redes de telecomunicações – inclusive residenciais – data centers, sistemas de segurança e controle de tráfego, onde a perda de sinal ou a interrupção da conexão pode ter consequências graves, uma preocupação da Etice, no seu plano de governo, como um compromisso sério, de conectividade para a população”, demonstrou Pedro. O público pôde acompanhar de perto como funcionam os equipamentos e as ferramentas utilizadas na ação e verificar como acontece a fusão de fibras, compreendendo a tecnologia que sustenta os serviços públicos digitais, as redes corporativas e o próprio Cinturão Digital do Ceará (CDC).
