Ouvidoria é desafiada a conquistar Ouro em 2025 no atendimento ao cidadão

12 de novembro de 2025 - 09:05 # # #

A Ouvidoria da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em 2024, conquistou Prata no ranking de desempenho da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A classificação vai de bronze a ouro, informou nesta terça-feira (11), a ouvidora da instituição, Fátima Osorio, na décima edição do Circuito de Desenvolvimento Institucional (CDI) de 2025, via Google Meeting.

A ouvidora, Fátima Osorio, ao apresentar o resultado da avaliação externa baseada em critérios como efetividade e rapidez no atendimento ao cidadão, ao presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, informou que o gestor recomendou que, em 2025, espera subir no resultado da avaliação com a conquista do Ouro. Ela enfatizou, na palestra desta terça-feira, a necessidade de empenho e participação dos servidores da Etice para responderem às demandas da Ouvidoria, com agilidade. O prazo máximo para a resposta às demandas recebidas pela Ouvidoria não pode exceder 20 dias, mas conta ponto na avaliação da CGE se são respondidas com rapidez e com maior resolutividade.

As opiniões do cidadão que chegam à Ouvidoria podem ser sugestões, solicitação de serviços, reclamações, elogios e denúncias – um conjunto de opiniões que Fátima Osorio avalia como uma “consultoria gratuita” prestada à instituição para correção de práticas e aperfeiçoamento no atendimento.

Entre os propósitos da Ouvidoria, foi citado: “subsidiar gestores com dados e informações que promovam o aprimoramento das atividades e serviços públicos”. Destaca também o propósito de “subsidiar gestores com dados e informações que promovam o aprimoramento das atividades e serviços públicos”; “estreitar a relação entre a sociedade e o Estado, permitindo que o cidadão participe da gestão pública e realize um controle social sobre suas políticas, serviços e, indiretamente, servidores”. Além de servir de Canal de intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados, a Ouvidoria se propõe a “contribuir com o planejamento e a gestão, a partir dos dados coletados das manifestações de ouvidoria, audiências e consultas públicas”.

Caminhada no Parque

Fátima Osorio aproveitou a interação com os colegas na conversa pelo Meeting para convidar os servidores da Etice a participarem da Campanha “Caminhar Faz Bem”, 30 minutos de atividade física no Parque Rio Branco, com início a partir do meio-dia. A localização da Etice em frente a uma das raras áreas verdes da cidade é um privilégio que esta iniciativa já convida a desfrutar, a bem da saúde de todos que aderem aos momentos de caminhada.