Hugo Figueirêdo apresenta mudanças institucionais e novo organograma da Etice
25 de novembro de 2025 - 16:39 #CDI #Etice #Tecnologia

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, apresentou nesta terça-feira (25) as recentes mudanças institucionais implantadas e o novo organograma que visam tornar a empresa mais competitiva, melhorar a qualidade de seus produtos e assegurar uma governança mais sólida. O “compartilhamento de informações” foi feito pelo gestor, em videoconferência, no Circuito de Desenvolvimento Institucional.
Hugo Figueirêdo enfatizou que as mudanças asseguram à Etice a possibilidade de executar com mais eficiência as suas atividades e atender à legislação vigente, uma empresa pública 100% estatal. As mudanças, para que entrassem em operação, passaram por aprovação do Conselho de Administração da Etice, Casa Civil e Governador do Estado, informou o presidente. Em seguida, receberam o formato de instrumento legal por uma nova Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, que possibilitou à Etice funcionar melhor como empresa, sem entraves.
Na nova estrutura de governança, acima da Diretoria Executiva, o organograma é encabeçado pela Assembleia Geral, Comitê de Elegibilidade, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Comitê de Auditoria Estatutário. As mudanças introduziram a função de Auditoria Interna, “que nunca havia sido nomeada, estabelecendo alçada de decisão”. Outra novidade é a Gerência de Compras e Contratos. O presidente observou que todos os contratos agora passam pela Diretoria para deliberação e alguns irão ao Conselho de Administração para validação”.
Indagado sobre o posicionamento da Etice em relação à inteligência artificial, Hugo Figueirêdo informou que a opção por esta tecnologia já está incluída no planejamento estratégico, não só para a empresa, mas para o governo como um todo. A adoção da ferramenta, segundo ele, visa definir como atender melhor à população com mais eficiência através de serviços de inteligência artificial, seja por meio de parceria com empresas detentoras da tecnologia e soluções internas.