Fortaleza é escolhida para instalação de relógio atômico de césio que reforça segurança e precisão na internet e transações financeiras

3 de dezembro de 2025 - 16:19 # # #

O Ceará foi selecionado para receber uma referência primária de tempo baseada em um relógio atômico de césio, instalada no datacenter da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). A escolha da capital se deve à sua posição estratégica como ponto de saída de cabos de internet que ligam o Brasil à Europa e aos Estados Unidos, garantindo maior estabilidade na disseminação da hora legal brasileira.

De acordo com Ricardo José de Carvalho, chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira do Observatório Nacional, o equipamento vai melhorar a sincronização de redes, aumentando a segurança de provedores de internet e sistemas financeiros. “Se houver uma invasão ou ação maliciosa em transações bancárias, por exemplo, a sincronização precisa do tempo permite rastrear a origem do ataque”, explicou.

Com o técnico Paulo Guerra, do Observatório Nacional, Carvalho concluiu nesta semana a instalação de três antenas externas na laje do prédio da Etice. Com as antenas, o relógio atômico de césio passa a receber sinais do Galileo, o sistema de navegação por satélites da Europa, do Sistema Global de Navegação por Satélite Russo (GLONASS) e do GPS dos Estados Unidos.

Com os dados dos satélites, o processador instalado no datacenter da Etice consegue fazer uma sincronização do relógio em Fortaleza com o relógio atômico de césio instalado no ON no Rio de Janeiro. Deste modo, fica garantida uma estabilidade e uma diferença mínima em torno de um microsegundo em relação à hora oficial do Rio de Janeiro.

Atualmente, bancos e instituições financeiras pagam pelo serviço de sincronismo certificado com o Observatório Nacional. Com o novo relógio em Fortaleza, provedores locais poderão se conectar diretamente à referência oficial, reduzindo a dependência de sistemas como o GPS, controlado por outros países.

Benefícios para o cidadão

A população também ganha com a maior precisão, já que serviços digitais — como pagamentos, renovação de seguros e transações governamentais — dependem de registros confiáveis de data e hora. “Qualquer pessoa pode sincronizar seu computador gratuitamente usando o servidor NTP do Observatório Nacional”, destacou Carvalho.

Além da Etice, apenas o Observatório Nacional (RJ) e um servidor em São Paulo mantêm relógios atômicos primários no Brasil. A instalação no Ceará fortalece a infraestrutura nacional de tempo, garantindo maior autonomia e segurança para operações críticas.