ABEP-TIC reúne mais de 100 empresas em café da manhã e realiza última ROCA do ano
9 de dezembro de 2025 - 09:16 #ABEP-TIC #Etice #ROCA #Tecnologia

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) encerrou a agenda de 2025 com dois dias de conexões estratégicas em São Paulo. Na manhã de 4 de dezembro, mais de 100 empresas privadas de tecnologia participaram do tradicional Café da Manhã da entidade, no Novotel São Paulo Center Norte, encontro que antecedeu a realização da última Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA) do ano – edição 175.
O Café da Manhã teve como foco a apresentação da agenda de investimentos previstos pelas empresas públicas de TIC, autarquias, agências e secretarias estaduais para 2026, além das oportunidades de patrocínio aos eventos da ABEP-TIC no próximo ano. Para o presidente executivo da entidade, José Rebouças, o encontro consolida a ABEP-TIC como um ambiente de negócios qualificado para o setor público e privado.
“Passamos o ano todo vendo as empresas mostrarem seus produtos e agora mostramos a nossa vontade de adquirir esses produtos. A ABEP é um ótimo negócio não só para os fornecedores, como para nós, consumidores, porque criamos um núcleo de troca de informações e oferta de soluções em que todos saem ganhando, é um jogo de ganha-ganha”, destacou.
Na avaliação de Rebouças, 2026 tende a ser um ano “muito frutífero” para a TIC pública, com a consolidação de projetos estruturantes, ampliação de serviços digitais e reforço das parcerias com o mercado de tecnologia.
ROCA encerra ano desafiador e produtivo
Na tarde do dia 4 e manhã do dia 5, os presidentes e dirigentes das empresas públicas de TIC dos estados e do Distrito Federal participaram da última ROCA de 2025, também em São Paulo. O encontro foi marcado por debates sobre segurança da informação, inteligência artificial, governança e oferta de serviços digitais para o cidadão.
Para o presidente do Conselho de Associadas da ABEP-TIC, Luiz Fernando Záchia, a ROCA cumpre um papel central de articulação e qualificação das Prods estaduais. “Essa relação de trocas de conhecimento e experiências nas mais diversas Prods nos qualifica. Nós espelhamos as experiências bem-sucedidas ao longo do Brasil e a ABEP tem esse fator extremamente importante de aproximar não só as empresas públicas entre si, mas também a nossa relação com fornecedores e parceiros, para desenvolver, às vezes até conjuntamente, novos produtos a serem oferecidos à sociedade”, afirmou.
O presidente da Prodesp, Gileno Barreto, anfitrião da edição em São Paulo, ressaltou a complementaridade entre o Café da Manhã e a ROCA. “O Café da Manhã nos dá a dimensão dos investimentos em tecnologia da informação que serão feitos no próximo ano. Já a ROCA mantém o ritmo de decisões e de atualização sobre novas tecnologias e ferramentas que podem ser disponibilizadas aos nossos clientes e, principalmente, aos cidadãos”, avaliou.
Segundo Gileno, a participação ativa das empresas privadas é essencial para que o setor público tenha acesso constante ao estado da arte em soluções de TIC, ao mesmo tempo em que troca experiências e boas práticas entre Prods e secretarias de todo o país. Ele também destacou que 2025 foi um ano desafiador, porém “um dos mais profícuos em termos de resultados” para a ABEP-TIC, parabenizando a atuação da atual gestão e dos presidentes que a antecederam.
Conselho aprova calendário de eventos para 2026
Na parte de assuntos internos da ROCA, os membros do Conselho de Associadas aprovaram o calendário de eventos da ABEP-TIC para 2026, que levará encontros estratégicos a diferentes regiões do país. Entre as cidades que receberão reuniões e fóruns ao longo do ano estão Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Aracaju (SE), Curitiba (PR), Brasília (DF), Maceió (AL) e Cuiabá (MT), com destaque para a 2ª edição do IA GOV Fórum ABEP-TIC em São Paulo, o SECOP 2026 em Brasília e a realização da 180ª ROCA & Café também na capital federal.
