Meu Celular impulsiona redução de 21,1% nos roubos de celulares no Ceará em 2025; programa ultrapassa 11.600 mil aparelhos recuperados

12 de janeiro de 2026 - 14:46 # # #

Ascom SSPDS - Texto e Imagens

Seguindo a tendência de redução nos indicadores de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) nesta semana, o Ceará registrou uma diminuição de 21,1% nos roubos de celulares em 2025. Ao todo, foram 15.281 aparelhos subtraídos no estado, o que representa 4.081 ocorrências a menos do que em 2024, quando foram registrados 19.362 casos

O resultado do trabalho das Forças de Segurança do Estado foi impulsionado pelo Programa Meu Celular, do Governo do Ceará, que conta com tecnologia fornecida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), e já realizou a devolução de 11.695 mil aparelhos desde seu lançamento. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS.

Em outubro do ano passado, o Governo do Ceará realizou a entrega de mais um lote de aparelhos celulares recuperados pelo Programa Meu Celular. Na ocasião, o programa chegou à marca de 10.500 celulares recuperados por meio dos trabalhos das Forças de Segurança do Estado.

Segundo o delegado e supervisor do Núcleo Meu Celular, o empenho das Forças de Segurança do Ceará tem sido fundamental para o alcance dos resultados. “O que é mais gratificante no comando do Núcleo Meu Celular é o engajamento dos nossos policiais. Eles tratam cada celular roubado não como um simples objeto a ser recuperado, mas como um problema de alguém que precisa ser resolvido com a atenção que o cidadão merece. Essa empatia é o que move toda a equipe. Cada policial vibra junto com a vítima a cada restituição realizada. Responsabilizar os criminosos e devolver o bem é nosso dever, mas resgatar a sensação de justiça e a credibilidade da população nas instituições policiais é o nosso maior resultado”, afirmou.

Reduções nos roubos e furtos no Ceará

Os esforços contínuos dos agentes das Forças de Segurança resultaram em resultados positivos para o Governo do Ceará. O balanço final de 2025 apresentado pela SSPDS demonstra que os números de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) tiveram uma redução de 21,9% em todo estado. Os furtos também registraram uma retração de 8,9%.

Ainda conforme os dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o balanço é ainda mais expressivo porque demonstra que em cada uma das macrorregiões, Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza, Interior Norte e Interior Sul, houve diminuição em relação ao ano anterior.

Programa Meu Celular

O programa Meu Celular é uma plataforma online, desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS, que possibilita aos cidadãos cadastrar o número de Identidade Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) de um ou mais telefones celulares de sua propriedade.

| SSPDS anuncia redução nos homicídios e roubos e destaca aumento de capturas e apreensão de armas em 2025 | 

Saiba como funciona

– Fazer o cadastro:
O usuário cria um perfil em www.meucelular.sspds.ce.gov.br, informando dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.
– Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.
– O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.
– Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
– O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).