Etice apresenta Índice ABEP-TIC 2026 e Ceará projeta avanço para o Selo Prata de maturidade digital
27 de janeiro de 2026 - 16:55 #CDI #Etice #Tecnologia
A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) realizou, nesta terça-feira (27), mais uma edição do Circuito de Desenvolvimento Institucional (CDI), com a apresentação do Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) 2026 – Oferta de Serviços Públicos Digitais. O encontro foi conduzido pelo assessor da Presidência, Sandoval Bastos, em palestra transmitida pela plataforma Google Meet.
O presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, ressaltou a importância da apresentação para o alinhamento institucional, uma vez que o Índice ABEP-TIC integra as metas corporativas da Empresa e está diretamente relacionado à sua missão. Segundo ele, em 2025 o Ceará alcançou desempenho equivalente ao Selo Bronze, com 78% da pontuação total. Para 2026, a expectativa é ultrapassar os 80% aprovados pelo Conselho de Administração e atingir 87% apenas com os indicadores da área da Saúde. “Mas há espaço para avançar ainda mais e buscar o Selo Ouro”, afirmou.
Avanço na maturidade digital
Durante a apresentação, Sandoval Bastos destacou que o Ceará reúne condições para avançar na Certificação da Maturidade Digital, alcançando o Selo Prata, reconhecimento concedido aos estados que obtêm entre 80% e 89,9% da pontuação total do Índice ABEP-TIC. De acordo com o assessor, o Estado já assegura o patamar mínimo de 80%, com possibilidade de chegar a 87%, considerando a contribuição de quatro indicadores da Secretaria da Saúde implementados pela Etice.
A Etice conta com o apoio da Casa Civil e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para galgar posições mais altas nesse indicador de reconhecimento nacional, que mede a qualidade dos serviços públicos digitais oferecidos pelos estados.
Dimensões e etapas de avaliação do índice
Cada unidade federativa é avaliada a partir de cinco dimensões:
1. Capacidades para a Oferta Digital de Serviços, que mensura aspectos como governança, institucionalidade, competências digitais, infraestrutura e ferramentas;
2. Oferta de Serviços Digitais à população;
3. Normatização sobre a Modernização para a Oferta de Serviços Públicos;
4. Inclusividade na Oferta de Serviços Públicos, que avalia, entre outros pontos, o uso de linguagem simples; e
5. Inovação na Oferta de Serviços Digitais, considerando a existência de estratégias, diretrizes ou políticas estaduais voltadas ao uso de Inteligência Artificial (IA) no setor público.
A aplicação do Índice ABEP-TIC tem início com a etapa de autoavaliação, que segue até 21 de abril. Em seguida, ocorre a análise das evidências até 6 de maio e a convalidação até 21 de maio. O processo continua com a validação de novas evidências até 30 de junho e se encerra com a apresentação dos resultados na reunião nacional da ABEP-TIC, prevista para agosto, durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), em Brasília.

