Planejamento Estratégico

 

A  ETICE vem desenvolvendo ações no sentido de definir, gerenciar e monitorar de maneira eficaz as suas estratégias e iniciativas, objetivando garantir o seu crescimento e contribuir de maneira efetiva com as ações do Governo do Estado do Ceará. Isso implica em evoluir em direção a uma empresa unificada, mais eficiente e efetiva na realização do papel que lhe compete na área de Tecnologia da Informação de Comunicação (TIC) no Governo do Estado do Ceará.

O Sistema de Planejamento e Gestão da ETICE – SPGEtice reúne práticas de gestão como processo formal de aperfeiçoar o planejamento e a gestão da ETICE, considerando as melhores práticas existentes no mercado, bem como as necessidades e características da empresa.

Componentes
 
Alinhamento Estratégico
Identificar as necessidades do negócio do Governo do Estado do Ceará, no que diz respeito a área de competência da ETICE, e as regulamentações de compliance (mandatórias) as quais a ETICE deve possuir aderência.
 
Planejamento Estratégico
Examinar as principais questões da empresa, considerando sua missão, visão de futuro e valores, e análise do ambiente ao qual está integrada, proporcionando a probabilidade de aproveitamento das oportunidades e exploração dos seus potenciais, para alcançar um caminho para sua evolução.
 
Gestão de Portfólio
Gerir um conjunto dos programas, projetos e outros trabalhos como um todo sistêmico, permitindo a alocação adequada de recursos, sejam financeiros, humanos ou tecnológicos, possibilitando uma gestão integrada na ETICE para alcançar seus objetivos estratégicos.
 
Gestão de Projetos
Desenvolver e implantar mecanismos que visem planejamento, execução e controle de diversas atividades para alcance dos objetivos estratégicos da empesa.
 
Governança Corporativa
Fornecer um conjunto de responsabilidades e práticas exercitadas pelos comitês executivo, coordenativos e conselho fiscal, no âmbito da ETICE, de forma a melhorar a eficiência, a efetividade e o crescimento da empresa.
 
Plano Estratégico
O Plano estratégico é um documento criado a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz composta e ameaças e oportunidades, dos ambientes interno e externo à ETICE.
O Plano Estratégico da ETICE é composto de:
Negócio – é a definição de quais produtos e serviços a empresa pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes.
Missão – para que servimos, qual é nossa razão de ser;
Visão – onde queremos chegar como instituição;
Valores – quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
Objetivos estratégicos – as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia.
Iniciativas estratégicas – o que deverá ser feito para alcançar a meta definida para um determinado indicador.
Plano Estratégico da ETICE
Negócio (O que fazemos?)
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Missão: (Para quê ou por que existimos?)
Fortalecer a gestão pública e o desenvolvimento econômico e social, por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação.
Visão: (O que queremos ser?)
Ser referência nacional, até 2018, como uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) indutora da inovação e modernização para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará.
 
Valores Institucionais: (O que é importante para nós?)
Transparência
Proatividade
Ética
Comprometimento
Equidade
Credibilidade
Criatividade
 

 
Objetivos Estratégicos
Os objetivos estratégicos são os desafios que a ETICE deverá alcançar em cada uma das perspectivas da sua estratégia.
Perspectiva: Resultados
1. Tornar a ETICE autossustentável do ponto de vista econômico e financeiro
2. Fomentar o mercado de TIC do Ceará
Perspectiva: Clientes
3. Fortalecer a gestão de relacionamento com o Cliente
4. Ampliar e aprimorar a atuação da ETICE para agregar valor aos clientes das áreas Pública e Privada
Perspectiva: Processos Internos
5. Aprimorar e desenvolver processos para suportar o modelo de negócio da ETICE
Perspectiva: Pessoas e Inovação
6. Implementar política de gestão de pessoas alinhada aos negócios e necessidades da empresa
7. Implementar novos negócios que gerem valor para os clientes e receita para a empresa