Adesão ao PTT

 

INICIATIVA CEARENSE INSTALA PONTO DE TROCA DE TRÁFEGO DE DADOS ENTRE EMPRESAS DO SETOR DE TIC

No início de janeiro de 2009, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Comitê Gestor da Internet no país (CGI.br) estabeleceram, em Fortaleza, um novo ponto para troca de tráfego entre seus backbones. Tal iniciativa prevê a hospedagem de um ponto de interconexão de redes (PIX) na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), gerando uma interligação dos pontos de troca de tráfego de Internet comerciais e acadêmicos.

O Ponto de Troca de Tráfego (PTT) está conectado ao backbone da Rede GigaFor-Gov, iniciativa da RNP lançada em parceria com o Estado do Ceará. A intenção é que as empresas privadas, provedores de Internet, de serviço de voz por IP, e outras, também façam a troca de tráfego dos seus dados por esse ponto.

A instalação se dá por meio de acordo entre os Sistemas Autônomos no Estado do Ceará, abrangendo as maiores universidades do Estado, órgãos públicos, provedores de Internet, empresas de telecomunicações e outros que tenham interesse em participar. Atualmente, quando um email é enviado de uma universidade cearense para um provedor local, por exemplo, esses dados seguirão para o ponto de conexão no Rio de Janeiro ou em São Paulo para depois seguir para o local de destino. A existência de um PTT aqui em Fortaleza diminuiu não só a distância, como o tempo que se gasta para acessar o serviço, e principalmente uma redução nos custos de comunicação. O PTT vai possibilitar no Ceará uma Internet mais rápida e mais barata.

Apesar de estar instalado no novo Datacenter do Governo do Estado, sob responsabilidade da Etice, o Ponto poderá receber conexões de quaisquer empresas, desde que sejam atendidas as exigências do CGI.br. Atualmente, alguns provedores cearenses de internet já estão interligados no PTT, sempre garantindo a filosofia de um local neutro onde todos os participantes poderão trocar tráfego entre si.

A troca de tráfego de dados via PTT já se encontra em funcionando em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Campinas, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Atualmente a troca de tráfego de todos os PTTs no Brasil atinge um total agregado de 8Gb. O PTT de Fortaleza vem se integrar a essa rede de pontos de troca de tráfego. Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. Essa interação entre os participantes também resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.

Apesar de ser uma iniciativa dirigida aos provedores e empresas de telecomunicações, o usuário final de Internet também se beneficiará através de uma conexão de melhor qualidade e custos mais baixos.

As ações empreendidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil podem ser traduzidas em resultados positivos, tais como a redução das tarifas no setor de telecomunicações, as dicussões em torno de uma regulamentação própria da área, o aumento da compra de equipamentos de informática pelo cidadão e um impulso notável de novas tecnologias como o Wireless.

As empresas interessadas em ligar-se ao PTT, deverão solicitar adesão através do Termo de Adesão no site do PTT. Após aprovação da conexão ao PTTMetro, o participante deverá se conectar fisicamente ao PIX da Etice. Para iniciar a instalação física, a empresa deverá preencher o termo de adesão disponível no site da Etice e contactar a Central de Serviços no (85) 3108.0001.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.
Baixe o Termo de Adesão clicando aqui.
Obs. Junto ao termo de adesão deverão ser anexados, uma cópia  do documento que identifique o  representante legal e do comprovante  do CNPJ da empresa.
O provedor que desejar aderir ao PIX da ETICE deverá disponibilizar um par de cordões ópticos do tipo SC-APC/LC-PC de 2,5 metros monomodo, para completar o processo de conexão aos esquipamentos do NIC.br.

Responsável: Vera Carneiro – vera.carneiro@etice.ce.gov.br – (85) 3108-0021