ETICE discute avanços tecnológicos do Estado no Fórum de Políticas Digitais

20 de fevereiro de 2019 - 13:17

 

Aconteceu na última quinta-feira, 14, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Fórum de Políticas Digitas que teve como objetivo debater temas no contexto das Transformações Digitais na Democracia, enfatizando as mudanças culturais, habituais, econômicas, políticas e tecnológicas. O evento reuniu representantes de secretarias do Estado que compartilharam fatos de desenvolvimento digital em que o Ceará vivencia, além de que, contou com a presença de acadêmicos, gestores de tecnologia da informação (TI) e sociedade em geral.

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), participou do fórum debatendo os avanços no Hub tecnológico do Estado e destacando a importância do Cinturão Digital do Ceará (CDC).

Pesquisas recentes apontam a cidade de Fortaleza com o segundo maior Hub tecnológico do mundo, com 12 cabos submarinos de fibra ótica, que faz com que gere atração de investidores e de data centers para a região.

Representando a ETICE, o analista de gestão de TI, Arnoudo Alves, fez referência ao CDC, que possui extensão de, aproximadamente, 4000 km, e que produz acesso à Internet para 80% da população urbana do Ceará.

Segundo Arnoudo, o investimento em Nuvem Computacional otimiza o uso do CDC e significa uma economia em escala. O analista fala também que a tecnologia de comunicação de voz adotada no âmbito do Governo do Estado do Ceará é VoIP (Voice over Internet Protocol) que utiliza, preferencialmente, a malha de fibra ótica do CDC – Cinturão Digital do Ceará, visando otimizar o uso do CDC e atender os requisitos de qualidade e segurança na comunicação de voz, além de fortalecer o programa HTIC.

O evento mostrou o nível de evolução digital alcançado pelo Estado do Ceará e a importância da potencialização de recursos através de ações e investimentos.

20/02/2019
Thamires Assunção – Estagiária de Comunicação
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br
Escritório de Governança Corporativa