ETICE aborda o tema “Ceará rumo à nuvem e digitalização”

16 de abril de 2019 - 10:26

Presidente da ETICE, Adalberto Pessoa, durante a palestra, “Ceará Rumo à Nuvem e Digitalização Total” (Foto: Thamires Assunção/ETICE)

Na tarde da última quarta-feira (10), no Centro de Eventos do Ceará, aconteceu simultaneamente o 9º Congresso RTI Provedores de Internet, o 11º Congresso RTI Data Centers e o Intersolar Summit Brasil Nordeste. Os eventos tem como proposta a era digital visando a troca de experiência, a oportunidade de adquirir conhecimento e a interação com lideres de mercado na Era Digital e a promoção do uso sustentável e econômico da energia solar e renovável na região. Cujo os temas são relativos na busca de complementação com fontes renováveis dos sistemas: data centers e telecom.

O Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), Adalberto Pessoa, participou no evento do painel com o tema “Ceará Rumo à Nuvem e Digitalização Total”. Adalberto Pessoa, mencionou a transformação digital que o Ceará vivencia, ressaltando a importância do Cinturão Digital do Ceará(CDC), a atração de investimentos em Data Centers, provedores de internet e serviços em nuvem.

O presidente também frisou o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação construído nos últimos dois anos, salientando a importância do planejamento entre as principais secretarias do Estado. Reforçou, ainda, o processo de formação de um sistema de Governança. “Acontece um alinhamento dos caminhos que o Estado deve seguir quando o assunto é Tecnologia da Informação”, citou Adalberto.

Fortaleza se tornou um Hub de telecomunicações no país, visto que é um importante ponto de tráfego de dados entre a América Latina e o resto do mundo. Cabos submarinos chegam na Praia do Futuro vindos dos EUA, Europa e África, grandes data centers estão sendo construídos na região e os principais fornecedores de conteúdo vêm se instalando na capital cearense, abrindo um enorme potencial de investimentos no mercado de tecnologia.

Promovido pela terceira vez em Fortaleza, o Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers reuniu os principais players do segmento para discussões sobre tecnologias e abordou temas que tratam questões atuais, como os impactos do blockchain nos data centers, o uso de ambientes multicloud, a Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros. Nos congressos também foram disponibilizados minicursos de Fibras Ópticas, Implantação de IPv6 em Rede e Segurança do Trabalho para Provedor de Serviço Internet (ISP). Aproximadamente 40 palestrantes, debatedores, instrutores e mediadores ministraram palestras para cerca de 1000 participantes.

16/04/19

Thamires Assunção
Estagiaria de Comunicação
egc.comunicacao@etice.ce.gove.br
Escritório de Governança Corporativa