Palestra sobre Segurança em Nuvem reúne gestores de TIC do Estado

31 de maio de 2019 - 15:38

Na última quinta-feira, 30, aconteceu a Palestra de Segurança em Nuvem, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), ministrada por profissionais da empresa AWS (Amazon Web Services), especialista em serviços de computação em Nuvem. O evento, voltado para gestores de Tecnologia da Informação (TI) das secretarias do estado do Ceará, abordou assuntos como segurança em nuvem, seus impactos e esforços regulatórios, privacidade de dados, além de discutir a aplicabilidade de padrões internacionais em nuvem, governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e gestão de conformidades.

Abertura do evento foi concedida pelo analista de gestão de TI da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), Arnoudo Alves, que citou a Lei do Hub (n° 16.727), que visa otimizar os recursos de custeio e investimentos em TIC, e a relevância da migração de dados para Nuvem Computacional. “Precisamos fazer mais com menos recursos e a estratégia da Nuvem oferece a possibilidade de trabalharmos com tecnologia moderna e ‘consumeirizada’, ou seja, pagaremos por aquilo que consumirmos”, ressalta Arnoudo.

Em sua participação, o líder de negócios da AWS, Umberto Mancebo, lembrou da Instrução Normativa nº 1, de 04 de abril de 2019, que estabelece que “4.1. Os órgãos e entidades que necessitem criar, ampliar ou renovar infraestrutura de centro de dados deverão fazê-lo por meio da contratação de serviços de computação em nuvem, salvo quando demonstrada a inviabilidade em estudo técnico preliminar da contratação”. Pontuou também três conceitos considerados básicos para implantação do serviço de Nuvem, sendo eles a economicidade, conformidade e segurança e inovação.

Em continuidade, o palestrante Fernando Gebara, líder de segurança do setor público do Brasil na AWS, ressaltou a importância e garantias de segurança preponderantes nos serviços em Nuvem.

Finalizando o evento, gestores de TI de diversas secretarias pontuaram a relevância do projeto de migração de dados para a Nuvem Computacional que resultará em maior interação entre os setores do Governo e, ainda, redução de custeio em TIC.

31/05/2019

Aline Lima

Estagiária de Comunicação

Escritório de Governança Corporativa – EGC – egc.comunicacao@etice.ce.gov.br