Palestra apresenta experiências em aquisições de TIC

26 de agosto de 2019 - 13:31

Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e de outros poderes estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira, 22/08, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), para acompanhar a palestra “Melhores Práticas e Tendências em Aquisições de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”.
O tema foi apresentado por Cândido Júnior, diretor do Programa Executivo do Gartner, empresa de consultoria tecnológica, e possui mais de 25 anos de experiência como executivo de TI em grandes empresas nacionais e multinacionais de tecnologia e serviços.
O objetivo da palestra foi apresentar experiências e boas práticas em aquisições de TIC e como estas podem oferecer maior valor às iniciativas de Transformação Digital. A iniciativa foi da Seplag, por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) e Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).
Com foco na Lei do Hub (n° 16.727), o palestrante apresentou objetivos, demandas e modelos de fornecimentos de serviços prestados, moldados por uma Gestão de Fornecedores. “Esta é uma gestão proativa, onde temos visão não só de desempenho, de classificação, de expectativas, mas também de riscos”, afirmou Cândido.
Ao citar o Plano Estratégico de TIC (Petic), Cândido Júnior pontuou tópicos para que a ETICE, responsável pela Central de Serviços Compartilhados de TIC – CSCTIC, junto aos órgãos assistidos, consiga engajamento na implantação de serviços: avaliação de fornecedores, negociação, situação financeira atual em comparação ao que se pretende alcançar, monitoramento de consumo e análise de desempenho.

26/08/2019
Aline Lima
Estagiária de Comunicação
Escritório de Governança Corporativa – EGC