II Etice Cloud Day tem programação focada em Computação em Nuvem e IA

21 de outubro de 2019 - 15:56

O II Etice Cloud Day, promovido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), aconteceu nos últimos dias 17 e 18, no Centro de Eventos do Ceará. O momento fez parte da Feira do Conhecimento 2019, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), reuniu gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), representantes do Poder Judiciário, Secretarias do Poder Executivo e estudantes da rede pública.

O primeiro dia do Simpósio contou com a palestra ministrada pelo Gerente de Produtos da Microsoft Brasil, Gustavo Gattas, que falou sobre a democratização da tecnologia e suas demandas a cerca do tema “Serviços de Nuvem Microsoft”. Em seguida, Hoto Silva, engenheiro de computação da Lanlink, ministrou a palestra “LIA: Sua Assistente Virtual”, focando na digitalização dos serviços públicos. Finalizando a programação aconteceu o “Cases Etice”, onde representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE), Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Etice debateram sobre o provimento de nuvem fornecido aos órgãos e entidades estaduais.

No evento o presidente da Etice, Adalberto Pessoa, falou do atual cenário do Estado do Ceará como polo de computação em nuvem e da vocação natural que o Ceará tem para o Hub Tecnológico. “A Etice está capitaneando o processo e este ano demos um passo mais definitivo no sentido de consolidar o estado do Ceará como grande polo de Computação em Nuvem para o Brasil e quem sabe para o mundo”, destacou Adalberto.

Em seguida o presidente falou sobre a atração de investimento na indústria e destacou a parceria com grandes nomes do mercado no provimento de nuvem; frisou o modelo atual de credenciamento e citou a Lei do Hub como soma para o sucesso alcançado. “Nós temos provedores de nuvem de nível mundial que se juntaram a nós e se tornaram parceiros nessa caminhada. Temos nomes como a AWS, Microsoft, IBM, Mandic e Oracle. Com o Edital de Pré-qualificação procuramos atrair mais nomes que vão fomentar a indústria de pequenos negócios em computação em nuvem aqui no Estado do Ceará aliado ao apoio do Governador Camilo Santana que comprou nossa ideia”, finalizou.

O secretário da Secitece, Inácio Arruda, esteve presente no momento e ressaltou a importância de viabilizar a transformação digital em uma ação contínua. “É isso que a Etice está fazendo no Ceará: programando o Estado para que, em ação contínua, ele [Ceará] abrace a transformação digital que faz parte da vida cotidiana do povo cearense”, destacou Inácio.

A programação para o segundo dia do evento abordou temas como Computação em Nuvem e Inteligência Artificial. O palestrante Raul Hara, Diretor de Vendas para o Setor Público da Empresa Capgemini, apresentou o tema “Amazon: Roadmap de Adoção de Nuvem rumo à Transformação Digital”. Posteriormente, a ministrante da palestra “Uma Nova Visão sobre Transformação Digital”, Karina Costa, Diretora Nacional de Vendas na Empresa Mandic Cloud Solutions, focou em benefícios possíveis com a solução de Nuvem Computacional, pontuando a redução de custos como a principal delas. Finalizando o evento, Nancy Yamaoka, Gerente de Contas de clientes privados na Região Nordeste da Empresa IBM, destacou a Inteligência Artificial como fundamental para a agilidade e assertividade dos serviços públicos.

21/10/2019
Aline Lima e Thamires Assunção
Estagiárias de Comunicação
Escritório de Governança Corporativa – EGC
egc.comunicacao@etice.ce.gov.br