O ano é 2020 e… a Etice completa 20 anos!

24 de março de 2020 - 10:51

Com uma história marcada por grandes avanços, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) chega ao seu vigésimo ano destacando o slogan da “inovação”.

Uma empresa pública da Administração Indireta, dotada de personalidade jurídica de direito privado, a Etice foi criada pela Lei nº 13.006 (24 de março de 2000), modificada pelas Leis nº 13.875 (07 de fevereiro de 2007) e nº 16.710 (21 de dezembro de 2018), como vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão.

Com sede em Fortaleza, a empresa possui jurisdição em todo o Estado do Ceará, tendo alcançado grandes realizações e execuções na área de TI, dentre as quais se destaca o Cinturão Digital do Ceará (CDC). Esta infraestrutura é responsável pelo acesso à Internet banda larga para 92% da população urbana cearense, atualmente com cerca de 8.060km de extensão.

Com a recente Lei n° 16.727, de 27 de dezembro de 2018, foi instituído o programa Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC), para melhorar custos, recursos e investimentos gerais nesta área de negócios para o Ceará. À Etice compete providenciar novas tecnologias para disponibilizar dados e serviços de Internet, fomentando assim o desenvolvimento econômico de TIC para atender demandas requeridas por todo o serviço público do estado.

O serviço de Nuvem oferecido pela Etice é um modelo conveniente, sob demanda, que permite acesso geral através da sua rede a uma gama de recursos computacionais compartilhados e configuráveis (por exemplo: servidores, armazenamento e aplicações).

O serviço VoIP é uma tecnologia que usa a Internet ou as redes IP privadas como suporte para a comunicação de voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais.

O serviço de Videomonitoramento possui soluções que permitem a proteção de ativos e de pessoal, com imagens capturadas em alta definição.

“O momento atual de crise pelo qual passamos, gerado pelo coronavírus, torna maior o nosso desafio e maior a nossa vontade de servir, com os serviços de TIC, ao nosso Estado, viabilizando, na retaguarda, os serviços públicos essenciais, através de comunicação de dados, internet, infraestrutura de TI, soluções de home office, vídeo conferência, dentre outros. Nada mais gratificante do que ver nossos serviços chegando ao cidadão e, em especial, às pessoas mais necessitadas”, ressalta o presidente da empresa, Adalberto Pessoa.

 

24/03/2020
Aline Lima

Estagiária de Comunicação

Escritório de Governança Corporativa – EGC

etice.comunicacao@etice.ce.gov.br