Governo do Ceará promove diversas ações para preservação do meio-ambiente: campanha Junho Ambiental

15 de junho de 2022 - 14:21

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no dia 5 deste mês. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), realizou a abertura da Semana do Meio Ambiente, com o tema “Nascentes preservadas, Água garantida”.  Houve também o lançamento do movimento “Ame o Cocó” (para despoluição do rio) e do videomonitoramento daquela Unidade de Conservação, que agora conta com 35 câmeras, distribuídas em 21 pontos, sob o monitoramento da CIOPS (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). O monitoramento é de extrema importância para identificar e agir de forma mais ágil em crimes ambientais, como os incêndios que acontecem geralmente no segundo semestre, devido ao período de estiagem.

No Junho Ambiental, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa 3S – Sefaz Solidária Sustentável, em parceria com a Fundação Sintaf (Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará), promoveu também diversas ações para sensibilizar a população sobre a importância de preservar a natureza. O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, foi um dos palestrantes, no último dia 7, no auditório da Sefaz, em Fortaleza, durante o seminário com o tema “Cidadania Ecológica – vida sustentável em harmonia com a natureza”.

Bruno fez um pequeno histórico da questão ambiental no mundo, destacando que o Brasil é a maior potência ambiental do planeta. Aproveitando a participação da comunidade do Poço da Draga, ele nos lembrou:
“A questão ambiental passa por todos. O Poço da Draga é importante para a cidade, para o estado, para o país e para o mundo. É pensar global e agir localmente.”

Ele também ressaltou que devemos sempre analisar as situações ecológicas criticamente, pois o desenvolvimento só tem sentido se pensarmos tanto nas gerações presentes como nas futuras. Ele apresentou os 4 principais eixos de atuação existentes na SEMA, resumindo cada um dos projetos atuais mais importantes.

O encontro contou ainda com a participação da secretária executiva da Fazenda, Sandra Machado; e dos doutores em Direito Constitucional, Ivanna dos Santos e Luiz Carlos de Oliveira (servidor fazendário). Foram convidados também para o evento os moradores da Comunidade do Poço da Draga, situada no entorno da Secretaria, bem como alunos da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra.

A data do Dia Mundial do Meio Ambiente foi criada com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa visou incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Em alusão ao tema, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, promoveu a exposição do artesanato produzido pelas mãos habilidosas dos internos do sistema prisional do Ceará na 15ª Semana do Meio Ambiente na Universidade de Fortaleza.

 SAP promoveu exposição de artesanato feito por internos na Semana do Meio Ambiente

O público também conferiu mais de 400 opções de peças produzidas com retalhos doados pelas empresas de confecções dos artesãos do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes. Peças como almofadas bordadas e de fuxico, jogos americanos de vagonite, produtos em ponto cruz, bolsas de macramê e de crochê, mochilas, camas para pets, casacos, tapetes, estavam disponíveis à venda no estande.

As habilidades artesanais dos internos são incentivadas através do projeto “Arte em Cadeia” como forma de ocupação, remição de pena, capacitação profissional e geração de renda.
Além disso, também foram expostas cadeiras de rodas, triciclos, muletas e bengalas do projeto “Vida que Segue”, produzidas a partir das bicicletas apreendidas pela Polícia Civil/SSPDS.

Feira Sustentável da Assembleia Legislativa (ALECE)

O projeto “Arte em Cadeia” também fez parte da campanha, através da Feira Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, cujo tema foi “Uma só Terra – preservar para permanecer”. A atividade teve o objetivo de proporcionar um espaço que agrega diferentes iniciativas em prol da sustentabilidade, com a participação de artesãos, artistas, produtos e negócios originalmente cearenses.

A servidora da Alece, Poliana Albuquerque, não conhecia o projeto e ficou encantada: “As peças expostas na feira são artes muito ricas em detalhes e o que mais me surpreendeu foi por terem sido feitas por pessoas privadas de liberdade. A iniciativa é maravilhosa, pois busca a ressocialização dessas pessoas, além de aprenderem uma nova profissão. O trabalho não deixa a desejar na qualidade e na variedade de peças”, afirmou.

O egresso e funcionário do estande de vendas do projeto “Arte em Cadeia”, Marlisson Oliveira, se emocionou ao falar sobre esta oportunidade. “Graças ao secretário Mauro Albuquerque pude mudar de vida e abrir meus olhos. Gostaria de agradecer a CISPE também por terem me dado a chance de recomeçar e a todas as pessoas que acreditam na nossa mudança e valorizam nosso trabalho comprando as peças. Conheci o projeto “Arte em Cadeia” dentro do sistema, fui aluno, me tornei professor e agora reinserido na sociedade estou dando continuidade a esse trabalho. O projeto mudou o rumo da minha história”, concluiu.

Projeto “Arte em Cadeia”

A arte nas unidades prisionais contribui para o processo de humanização e ressocialização dos internos através dos trabalhos diversificados oferecidos pela Secretaria da Administração Penitenciária. O artesanato tal como outras atividades existentes dentro dos presídios têm reflexo transformador.

O projeto possui a participação de 440 internos na produção, onde sete unidades são beneficiadas. No total, são confeccionadas 2500 peças por mês e distribuídas em quatro pontos de vendas: Emcetur, Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC), Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) e SAP.

A renda arrecadada é revertida em prol do projeto, para a aquisição de mais materiais para a continuidade dos trabalhos. Os internos artesãos, além de aprenderem uma nova profissão, recebem como benefício a remição de pena de um dia para cada três dias trabalhados na produção. A capacitação, além de preencher de forma funcional o tempo de reclusão, é uma oportunidade de reinserção social.

SEMA convoca pescadores e marisqueiros que pretendem desenvolver atividade sustentável no Rio Cocó

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) também tornou público o Edital de Chamamento nº 05/2022, por meio do qual realizará o cadastramento de pescadores (as) e marisqueiros (as), maiores ou igual de 16 (dezesseis) anos, visando promover atividade pesqueira e marisqueira sustentável no Rio Cocó, no trecho que vai desde a Barragem do Rio Cocó até a sua Foz, no Parque Estadual do Cocó.
O cadastramento acontecerá no período de 14 de junho a 16 de agosto de 2022, em consonância com o item 2 do Edital de Chamamento nº 05/2022. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na forma eletrônica, através de link no site da Sema .

Veja o vídeo clicando aqui.

O Edital de Chamamento Nº 05/2022 pode ser conferido, bem como a legislação pertinente, e o formulário para o preenchimento do formulário estão abaixo.
Para mais informações, a Sema disponibiliza os seguintes contatos:

Telefone do escritório do Parque Estadual do Cocó (85) 3234 – 3574
E-mail : parquedococo@sema.ce.gov.br .

15/06/2022 – 11:00
Ascom Sema
Ascom SAP
Governo do Estado do Ceará
Kelly Batista e Marcos Felipe Martins – Equipe de Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br