Centro de Tecnologia homenageia o “Dia Internacional das Mulheres na Engenharia”

24 de junho de 2022 - 10:28

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) promove, nesta sexta-feira (24), uma programação inteiramente dedicada à celebração do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (DIME). Após três edições presenciais, já realizadas anteriormente na UFC, bem como duas edições remotas durante a pandemia de Covid-19, as atividades alusivas ao DIME saem agora dos muros da Universidade e vão para a Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Joaquim Moreira de Souza (Rua Caio Prado, 2 – Parangaba), também em Fortaleza.

A vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFC, Profª Diana Azevedo, explicou que a data celebra a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho de Engenharia, bem como sua atuação nos diversos campos desta área:
“É importante apresentar casos que sirvam de inspiração para as meninas, que ainda optam pouco por uma carreira em Engenharia. A data é ainda importante para fomentar discussões em torno das dificuldades e desafios que as mulheres encontram nessa área, de modo a subsidiar políticas afirmativas de inclusão nas instituições”, destacou.

O evento ocorre das 15h às 17h, com apresentação teatral e roda de conversas. Na primeira parte da programação, está prevista uma encenação utilizando a metodologia do Teatro do Oprimido, criada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal nos anos de 1970. A apresentação conta com personagens interpretadas por estudantes de Engenharia do Centro de Tecnologia da UFC e pela Profª Carolina Vieira, do Curso de Teatro do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Após a apresentação da cena, a plateia poderá interagir para intervir no que considera que deve ser mudado para aquela realidade.
Em seguida, na segunda parte do evento, teremos uma breve apresentação do “Juntas”, grupo que reúne professoras e estudantes da EEEP Joaquim Moreira de Sousa, oferecendo acolhimento e debates de pautas relativas às mulheres nesta área de atuação.

O evento se encerrará em uma roda de conversa, com a participação de duas engenheiras: Fernanda Leite Lobo, engenheira eletricista e engenheira civil, docente do Curso de Engenharia Ambiental da UFC, e Larissa Souza Pinheiro, engenheira química. A estudante Lívia Maria da Silva Mello, do Curso de Engenharia de Petróleo da UFC, também integrará a ação. A ideia é apresentar, às estudantes da EEEP Joaquim Moreira de Souza, alguns exemplos de mulheres atuantes na área e incentivar as meninas que desejem seguir nesta carreira.

SAIBA MAIS

O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia foi criado pela Women´s Engineering Society (WES), do Reino Unido, com o objetivo de fortalecer o espaço que as mulheres engenheiras vêm conquistando na profissão. A data é comemorada anualmente no dia 23 de junho. Na UFC, tem sido celebrada pelo Centro de Tecnologia, desde 2017, sendo os eventos organizados pelo Núcleo de Orientação Educacional (NOE-CT), em parceria com os capítulos estudantis American Institute of Chemical Engineers (AIChE), Society of Petroleum Engineers (SPE) e estudantes voluntárias.

24/06/2022 – 11:00
Núcleo de Orientação Educacional do Centro de Tecnologia da UFC – e-mail: noect@ufc.br
Kelly Batista e Marcos Felipe Martins – Equipe de Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br