Ciops 24 anos: sensibilidade e tecnologia em defesa dos cearenses

27 de janeiro de 2023 - 09:19

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), celebrou no último domingo (22), seus 24 anos de criação. Com constantes investimentos em tecnologia e pensando no bem-estar dos mais de 600 colaboradores, a Coordenadoria está se consagrando como a maior estrutura integrada do Brasil, quando se fala em atendimento ao cidadão pelo número de emergência 190. Ao todo, 13 órgãos trabalham na Coordenadoria Integrada, entre as Forças de Segurança do Estado e seus parceiros.

Diariamente, 7.516 ocorrências são atendidas, em média. Por mês, a média chega a ser superior a 225 mil chamadas recebidas. Conforme a estatística da própria CIOPS, somente em 2022, foram recebidas 2.705.605 ligações com solicitações variadas, inclusive com atendimentos realizados aos residentes do Ceará, bem como a turistas estrangeiros por colaboradores bilíngues.

Para o coordenador da CIOPS, coronel Aristóteles Coelho, os investimentos constantes em tecnologia e a dedicação dos seus colaboradores é o grande diferencial que faz da Coordenadoria um destaque em todo o país. “É uma satisfação auxiliar nossa população. Quando conseguimos salvar uma vida ou recuperar um bem, por exemplo, temos a sensação de dever cumprido. Isso não seria possível sem esse alinhamento das tecnologias e o empenho dos nossos colaboradores, com muita sensibilidade e empatia com quem está do outro lado, precisando do nosso trabalho”, comenta.

Integração faz a diferença

Com uma estrutura própria, a CIOPS é dividida por núcleos de Videomonitoramento, Teleatendimento, Telecomunicação, Despacho e também células de Suporte Técnico e de Operações Integradas. Cada uma com sua própria função, mas todos bem integrados:

“A ideia é integrar todos os órgãos de urgência e emergência em um só número de telefone: 190. Este é assim o primeiro número de emergência que uma pessoa, quando precisa de algum tipo de ajuda, pensa em ligar. Por isso nos foi tão importante unificar”, afirma Sidney Alves Cavalcante, orientador da Célula de Suporte Técnico da Coordenadoria.

Esta integração não se restringe aos números de emergência, mas também às Forças de Segurança que atuam na CIOPS: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), todas contam com servidores lotados na CIOPS. E não somente. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Guarda Municipal de Fortaleza, a Defesa Civil, o Sindiônibus, o Sistema de Verificação de Óbitos (SVO), bem como as prefeituras de Eusébio e de Sobral, também contam com colaboradores a serviço da Coordenadoria, com foco no atendimento qualificado à sociedade.

“O 190 é a porta de entrada de muitos serviços aos nossos cidadãos e cidadãs. Esse diálogo com tantas áreas de atuação nos auxilia a fornecer um serviço mais efetivo à população”, explica o subtenente da PMCE, Roberto Soares.

Tecnologia

O investimento em tecnologia é constante. Ferramentas como o Agilis, auxiliam na redução dos roubos e furtos de veículos. Já o Sigo 2.0 auxilia os militares do CBMCE no gerenciamento de ocorrências que chegam à Coordenadoria. Também é importante mencionar o Sistema de Videomonitoramento, referência pelos seus serviços prestados à sociedade cearense. Somente em 2022, foram solucionadas 333 ocorrências com apoio desses serviços, o que representa um aumento de 177,5% em comparação com 2021, quando 120 ocorrências foram resolvidas:

“A CIOPS foi criada em 1999, com um aparato tecnológico avançado para a época. E não paramos ali. Constantemente, o Governo do Ceará tem investido em ferramentas modernas que auxiliam, tanto o servidor que está aqui na Coordenadoria, quanto aquele que está em exercício nas ruas. E tudo isso para oferecer um atendimento de urgência e emergência com qualidade. Em 2023, a tendência é que novos investimentos em tecnologia também sejam realizados”, comenta o coordenador, coronel Aristóteles Coelho.

Por conta de sua integração e desses investimentos contínuos, a SSPDS-CE tem recebido, ao longo dos anos, muitas visitas de comitivas de outros estados, que buscam compreender as práticas adotadas no Ceará, para sua aplicação também em outros pontos do Brasil.

Trotes

Os atendimentos realizados pela Ciops podem salvar vidas. Por isso, a Coordenadoria alerta para os cuidados ao repassar qualquer tipo de informação. Os trotes, além de serem crimes envolvendo falsa comunicação, também causam o deslocamento indevido de viaturas e ambulâncias para uma ocorrência que não existe. Em 2022, foram 399.964 trotes feitos para a CIOPS, com uma média mensal de 33.330 casos:

“Nosso trabalho é desempenhado em várias linhas de atuação e com o apoio de todas as vinculadas e forças amigas. A nossa responsabilidade é grande, mas do outro lado, quem nos procura, também precisa ter muita atenção”, finaliza o inspetor da PC-CE, Daniel Menezes.

26/01/2023 – 09:43

Ascom SSPDS

Marcos Felipe Martins – Equipe de Comunicação (Escritório de Governança Corporativa – EGC) // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br