Em reunião com Governo do Ceará, empresa de telecomunicações de Camarões manifesta intenção de expandir atuação no estado

23 de março de 2023 - 09:34

O Governo do Ceará recebeu, na tarde desta segunda-feira (20), no Palácio da Abolição, uma comitiva de Camarões, formada por integrantes da Embaixada do país no Brasil e por executivos da empresa estatal de telecomunicações de Camarões, a Camtel. Com um cabo de fibra óptica submarino que liga Fortaleza à cidade de Kribi, em Camarões, o cabo South Atlantic Inter Link (Sail), em operação desde 2018, a Camtel quer instalar uma empresa com base no Ceará para fornecer serviços para outras cidades da América Latina.

O grupo foi recebido pela secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros. Participaram também os gestores da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), presidente José Valdeci Rebouças e o diretor de Operações, Osman Lima. A comitiva de Camarões foi liderada pela diretora-geral da Camtel, Judith Yah Sunday Achidi.

A secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, destacou as relações entre Ceará e Camarões em várias áreas, como comércio com os produtos eletrodomésticos da linha branca, cultura e cooperação técnica, com a integração com os estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que fica em Redenção, além da importância dos investimentos do país em tecnologia no cabo SAIL, que liga os continentes sul-americano e africano em quase seis mil quilômetros de fibra ótica. “O Estado está pronto para ampliar essa parceria na área da tecnologia e também em outras áreas”, disse a secretária.

Já o presidente da Etice, Valdeci Rebouças, destacou que o Ceará é o Estado mais conectado do Brasil graças a iniciativas como a da Camtel, que mantém um cabo no território cearense ligando-o a outro continente. Segundo ele, por conta disso, o Ceará tem atraído muitas empresas da área que dinamizam o setor e também a economia. “O Governo do Ceará, por determinação do Governador, está de portas abertas para ampliar parcerias nesse sentido. Da nossa parte e do Governo, nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso”, disse.

A diretora-geral da Camtel, Judith Yah Sunday Achidi, destacou que a ideia da empresa camaronesa é abrir uma filial no Ceará por conta da presença do cabo SAIL que possa prestar serviços para outras regiões da América Latina em curto prazo e que estão em fase de estudos de aspectos legais para estruturação.

Da Comitiva de Camarões, participaram os diplomatas Serge Amouga e Francis Seme, da Embaixada de Camarões no Brasil. Da Camtel, os executivos Francois Beyeme, Robert Zintsem Manga, Ezéchiel Dissack, Robert Nemedeu, Wamukuta Kande Andze, Justin Tala, Diderot Foudjio e Nadia Habsatou.

Cabo Sail

O consórcio South Atlantic Inter Link (Sail) está em operação desde 2018 e a instalação marítima de quase 6.000 km de seu cabo submarino transatlântico de fibra ótica tem vida útil de 25 anos. Liga os continentes africano e sul-americano, no Hemisfério Sul, por meio das cidades Kribi em Camarões e Fortaleza no Brasil. É um investimento conjunto da China Unicom e Camtel. Todo o projeto foi realizado pela Huawei Marine Networks.

21 DE MARÇO DE 2023 – 11:05

Paola Vasconcelos – Ascom Casa Civil – Texto