Presidente da Etice participa de missão à China em busca de conhecimento tecnológico e inovação

20 de setembro de 2023 - 11:37

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) embarcou em uma missão internacional à China, que ocorre de 16 a 25 de setembro. A comitiva, composta por 14 executivos, incluindo dirigentes da Associação, tem como principal objetivo explorar as referências tecnológicas desse país, consolidado como um dos pólos mais avançados no campo da tecnologia. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) é um dos membros da comitiva, representada pelo presidente Jose Valdeci Rebouças.

Durante a missão, estão programados diversos eventos e visitas especiais, todos centrados no enriquecimento dos conhecimentos dos executivos participantes e na exploração de novas possibilidades de investimentos em tecnologia e inovação originados da China. Essa imersão visa não apenas aprimorar o entendimento sobre as potencialidades tecnológicas chinesas, mas também estabelecer laços e oportunidades colaborativas entre o Brasil e a China.

A delegação brasileira é liderada por cinco dirigentes da ABEP-TIC: o Presidente Executivo, Flávio Rodrigues; o Vice-Presidente Executivo, Cleberson Gomes; o Vice-Presidente de Tecnologia, Roberto Tostes; o Vice-Presidente de Inovação, Márcio Pereira; e o Presidente do Conselho de Associadas, Lincoln Nunes. A comitiva representa ainda a participação de diversas entidades estaduais, como PRODAP/AP, PRODAM/AM, ETICE/CE, SECONTI/DF, SGG/GO, MTI/MT, SETDIG/MS, PRODEMGE/MG, PRODERJ/RJ, SETIC/RO, CETIF/RR, PRODESP/SP, EMGETIS/SE e ATI/TO.

Sobre a missão, o presidente da Etice, Valdeci Rebouças, afirmou que “A China tem um dos pólos tecnológicos mais admiráveis do mundo. Estar aqui, representando a Etice na comitiva da ABEP é uma honra, e uma experiência que, com toda a certeza, irá trazer diversos frutos a partir da parceria entre o Brasil e a China. O Ceará também é referência na área, com o Cinturão Digital interligando todos os municípios do Estado à rede, e Fortaleza é considerada a cidade mais inteligente do Brasil, além da cidade mais conectada por cabos submarinos do mundo. Naturalmente, iremos trocar muitas ‘figurinhas’ nesta jornada excepcional”.

A ABEP-TIC desempenha um papel central na organização dessa missão, reconhecendo a importância estratégica da China no cenário global de tecnologia. A China não é mais vista apenas como um país fabricante de produtos manufaturados, mas como um polo de oportunidades científicas e inovação. Com significativos investimentos e apoio político para ciência e tecnologia, o país tem ganhado destaque na Nova Economia Mundial.

Para a Etice e o setor de TIC Pública no Brasil, essa missão representa uma oportunidade crucial de compreender a dinâmica da transformação tecnológica chinesa. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará entende que o futuro está diretamente ligado à tecnologia, e a China, país referência em inovação, oferece aprendizados inestimáveis, que podem alavancar o Brasil em um patamar mais elevado de tecnologia e inovação, trazendo serviços de excelência para a sociedade brasileira. A pesquisa por esse conhecimento direto na fonte é um passo simbólico para o amadurecimento e fortificação da área de TIC Pública no país.

20/09/2023 – 11:25

Ascom ABEP