Ciclo de palestras da Etice promove debate sobre saúde mental

27 de setembro de 2023 - 10:17

O Ciclo de palestras da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP), contou, ontem (26), com a presença de Elaine Tomy, Psicanalista, Hipnoterapeuta, Filósofa e Vice-presidente do Instituto Revoar. Em um clima descontraído, Elaine teve uma conversa com os participantes do evento acerca de práticas de manutenção da saúde mental, que é tão importante quanto a saúde física e espiritual.

“Lógico que existem diversas maneiras de cuidar da sua saúde mental, como fazendo terapia ou praticando um hobby. Mas o pilar fundamental da preservação de nossa saúde mental se baseia, em primeiro lugar, em qualidade de sono. Em seguida, precisamos ter uma alimentação equilibrada, e por último, mas também muito importante, na prática frequente de exercícios físicos”, afirmou Elaine, em um dos momentos da palestra.

Sobre o momento, a Diretora de Gestão de Pessoas da Etice, Adriana Grespan, afirmou: “O Ciclo de Palestras possibilita esta “quebra” na rotina do empregado da Etice para trocar ideias sobre temas mais diversos que compõem sua vida pessoal e profissional. Neste Setembro Amarelo refletimos sobre o tema ‘Sua Saúde Emocional Importa’! Sem sombra de dúvida, a saúde emocional no trabalho não pode mais ser vista como algo secundário na cultura das empresas e sim como um elemento primordial para manter o bem-estar dos funcionários. Os dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem de depressão ou ansiedade. O desequilíbrio da saúde mental e emocional é um dos maiores motivos que levam ao afastamento do colaborador do trabalho.”

Setembro é conhecido por ser um mês dedicado à preservação da saúde mental. Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês foi escolhido para a campanha porque, em 2003, o dia 10 de setembro foi declarado como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

27/09/2023 – 11:25
Marcos Felipe Martins – Ascom Etice // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br