Dia 19 de Outubro, dia da Inovação

19 de outubro de 2023 - 16:11

No dia da Inovação, Etice celebra a existência da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Etice e traz a reflexão: De que formas podemos continuar inovando?

Hoje, 19 de Outubro, é comemorado o Dia Nacional da Inovação, uma data que remete à importância de investir em criatividade e inovação para o desenvolvimento do Brasil. No estado do Ceará, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) possui, entre 7 Diretorias, a Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITEC).

Dentre as atribuições da DITEC, podemos destacar: Planejar, organizar, controlar e acompanhar o portfólio de projetos de TIC da Etice e do Governo do Estado do Ceará e as atividades referentes aos projetos de expansão das redes de suporte de serviços de telecomunicações de propriedade ou posse do Governo do Estado do Ceará. Além disso, essa Diretoria deve promover e acompanhar as atividades relacionadas à prospecção e adoção de tecnologia inovadoras e definir arquiteturas de tecnologia digital, desenvolvendo estrutura de sustentação de plataformas digitais.

O Dia da Inovação foi instituído no país no ano de 2010, pelo antigo Ministério da Ciência e Tecnologia. A escolha da data está relacionada a um evento de grande relevância na história da inovação. Em 1901, neste mesmo dia, Santos Dumont recebeu um prêmio de muito prestígio na cidade de Paris, entregue por Henri Deutsch de La Meurthe, um patrocinador de destaque da aviação no período. Essa conquista reforça a importância de admitir e premiar inovações que impulsionam a marcha contínua do progresso.

A criatividade é uma das principais forças motrizes que impulsiona a descoberta, a melhoria e a evolução em qualquer setor. É substancial fomentar e reconhecer iniciativas inovadoras, pois todos têm potencial para serem criativos e inovadores. Ao reconhecer e fomentar práticas inovadoras, contribui-se para o constante progresso da sociedade.

Hoje, a Etice propõe uma reflexão: Você reconhece as iniciativas inovadoras dentro da sua empresa? Valoriza os profissionais que buscam aprimorar e transformar processos? Procure pensar sobre o tema. Incentivar a mudança e ser parte do movimento é fundamental na luta em prol da inovação.

19/10/2023 – 16:00
Ascom Etice // etice.comunicacao@etice.ce.gov.br