Etice organiza nesta sexta visita técnica ao Cinturão Digital do Ceará para gestores públicos de TI do Nordeste.

28 de agosto de 2024 - 16:45

Na próxima sexta (30), a Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará (Etice) vai receber os presidentes de empresas públicas de TI do Nordeste para uma visita técnica de apresentação do Cinturão Digital do Ceará (CDC). O local de visita será o Data Center da empresa Telcables, na Praia do Futuro.

O presidente da Etice, Francisco Barbosa, explica que a Telcables foi escolhida porque “além da fibra do CDC se conectar ao seu Data Center, é um Cloud Service Provider que presta serviços para a Etice, com boa estrutura e equipamentos robustos”.

Foram convidados os presidentes da Companhia de Processamento de Dados – Codata (PB), do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação – Itec (AL), da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – Cotic (RN), da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação – Emgetis (SE), da Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI (PE), da Companhia de Processamento de Dados – Prodeb (BA), e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI (MA).

Após o almoço, no período da tarde, haverá um momento de apresentação formal do CDC, no Casal Gourmet CG Jardins, quando as empresas presentes também realizarão seus portfólios de empreendimentos e negócios. “O Ceará, pela posição geográfica e por ser um hub de cabos é o segundo lugar mais conectado do mundo, é o local do Brasil com a segunda maior troca de tráfego interno de Internet, além de concentrar mais de 90% do tráfego de rede que sai do país. A ideia é aproveitar este imenso potencial e fortalecer o relacionamento institucional entre as empresas públicas de tecnologia do Nordeste”, adiantou Barbosa.
Cloud Service Providers

Os Cloud Service Providers desempenham um papel fundamental na adoção e no sucesso da computação em nuvem. Eles oferecem uma variedade de serviços, permitindo que os usuários aproveitem os benefícios da nuvem sem precisar investir em infraestrutura própria.

Demétrio Andrade – Ascom Etice