Etice, Seplag e técnicos do BID fazem balanço do Ceará Mais Digital e planejam ações para 2025

29 de janeiro de 2025 - 18:57

Texto: Marcos Felipe Martins - Ascom Etice e Dháfine Mazza - Ascom Seplag  Fotos: Marcos Felipe Martins - Ascom Etice e Dennis Moraes - Ascom Seplag

A iniciativa Ceará Mais Digital recebeu, nos dias 27 e 28 de janeiro, mais uma visita de monitoramento dos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição financiadora do programa, e contou com a participação de diversos representantes da Empresa de Tecnologia da Informação (Etice).

A missão ocorreu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e foi aberta pelo secretário da Pasta, Alexandre Cialdini, que destacou a relevância do Ceará Mais Digital para gerar impactos reais na vida dos cidadãos, desde a ampliação da conectividade até a facilidade de acesso aos serviços públicos e no acompanhamento de processos administrativos.

Na ocasião, o Secretário Cialdini reforçou que o programa Ceará Mais Digital também beneficiará os municípios cearenses, aproximando o Estado das gestões municipais para promover o desenvolvimento socioeconômico conjunto. O titular da Seplag-CE destacou que as entregas do programa devem ser guiadas pela visão do cidadão. “Ao nos colocarmos no lugar do outro, conseguimos perceber o quanto podemos evoluir, o quanto somos capazes de gerar bons resultados e agregar valor à sociedade. Não devemos esquecer que nosso papel é justamente esse: gerar valor público. Estamos agindo para construir uma sociedade mais igualitária e justa”, afirmou.

Também participaram do evento o presidente da Etice, Francisco Barbosa, o secretário executivo da Gestão e Governo Digital da Seplag-CE, José Garrido Braga Neto; o coordenador especial de Governança Digital e Gestão de TIC da Seplag-CE, Márcio Morais; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Haley de Carvalho Filho; o diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga; e o, além de Mariano Lafuente, Especialista Principal em Modernização do Estado do BID e outros representantes.

Balanço e planejamento

Durante a missão, a equipe da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) da Seplag-CE apresentou o balanço das entregas realizadas em 2024 no âmbito do Ceará Mais Digital, além da programação para 2025.

Entre os resultados entregues para a sociedade no eixo “Serviços públicos digitalizados e automatizados”, destaca-se o Acesso Cidadão, que atualmente conta com cerca de 291 mil usuários e está integrado a iniciativas como o assinador eletrônico Gov.br, a plataforma do programa Entrada Moradia e o programa Meu Celular. A UGP também destacou os avanços no portal Ceará Digital, como o saneamento dos serviços públicos, treinamentos para órgãos/entidades do Governo do Ceará e a atualização da Carta de Serviços ao Cidadão, entre outras ações.

“O momento foi de extrema importância para avaliarmos a execução do programa. Além de apresentarmos as ações de 2024, discutimos, junto com os especialistas do BID, os produtos e entregas para 2025”, destacou a coordenadora da UGP, Deborah Mithya Barros.

Expansão da Infraestrutura Digital

No eixo de conectividade, um dos destaques da reunião foi o componente que trata do upgrade e da expansão do Cinturão Digital do Ceará (CDC), ampliando sua capacidade para suportar o crescimento da demanda por serviços digitais no estado. Com esse investimento, a infraestrutura garantirá maior estabilidade, velocidade e segurança na transmissão de dados, beneficiando diretamente órgãos públicos, municípios e a população cearense.

Centro de Inovação para o Governo Digital

A diretora administrativo-financeira da Etice, Karinny Melo, apresentou aos membros do BID o projeto arquitetônico da futura construção do Centro de Inovação do Ceará. O centro funcionará como um ambiente colaborativo, conectando startups, universidades e órgãos governamentais na busca por soluções inovadoras para desafios da gestão pública. Seu objetivo é ser um equipamento dedicado à promoção de conhecimento, desenvolvimento de tecnologias e inovação, visando a ampliação da oferta de serviços digitais à Administração Pública e, sobretudo, aos cidadãos cearenses.

Apoio às Contratações via Marketplace

Para a execução dos componentes do BID sob responsabilidade da Seplag-CE, do Ministério Público do Ceará (MPCE) e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), esses órgãos estão realizando suas contratações por meio da Etice. A utilização do marketplace da empresa garante mais eficiência e alinhamento estratégico na aquisição de soluções tecnológicas, contribuindo para a entrega dos objetivos do Ceará Mais Digital.

Compromisso com a Transformação Digital

O presidente da Etice, Francisco Antônio Martins Barbosa, ressaltou a importância da sinergia entre os órgãos estaduais para o sucesso do programa. “A transformação digital é um processo coletivo e contínuo. Com a ampliação da conectividade, a inovação em governo digital e a modernização das soluções, estamos fortalecendo a infraestrutura e os serviços públicos para garantir um Estado mais ágil e eficiente para os cidadãos”, destacou.

Saiba mais

O Programa Ceará Mais Digital teve início em 2023 e tem prazo de execução de 60 meses. Ele abrange os seguintes eixos: Unificação dos canais de atendimento; Conectividade e cibersegurança; Transformação digital e interoperabilidade; Privacidade dos dados; Integração e exploração dos dados; Competência digital; e Governança. Além da Seplag-CE, o programa também envolve o MPCE, a Etice e a CGE.

 

Texto: Marcos Felipe Martins – Ascom Etice e Dháfine Mazza – Ascom Seplag 

Fotos: Marcos Felipe Martins – Ascom Etice e Dennis Moraes – Ascom Seplag