Foi realizada com sucesso, a primeira bateria de testes do PCN

9 de janeiro de 2012 - 10:55

Foi realizada Sábado (05/11/11), com sucesso, a primeira bateria de testes do Plano de Continuidade de Negócios (PCN), da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice). O PCN consiste em um conjunto de estratégias e planos que visam garantir a continuidade dos serviços essenciais diante da ocorrência de imprevistos tais como falta de energia, defeito em equipamentos etc. Os testes tiveram como foco o Portal do Governo, ocorreram nas dependências da Etice e duraram 3 horas, conforme previsto. Os testes tinham como objetivo verificar a efetividade do PCN e de acordo com os resultados, serão necessários poucos ajustes. Participaram técnicos, membros do comitê do PCN e ainda representantes do Tribunal de Contas do Estado, na qualidade de observadores independentes. O Presidente, Fernando Carvalho, também esteve presente.


É importante ressaltar que não houve contratação de consultoria para a elaboração do plano em pauta. O Comitê constituído é composto por colaboradores da própria empresa, que trabalham
diariamente sob as diretrizes de um orientador metodológico, membro da Diretoria de Segurança da Informação, área responsável pelo projeto. Além disso, técnicos das diversas áreas contribuem sempre que necessário. O presidente acompanha e valida o trabalho periodicamente. Dessa forma, a Etice terá um PCN alinhado com sua realidade, uma vez que foi utilizada a estrutura física e de pessoal da própria casa. Isso, além de dar um tom mais preciso e personalizado ao plano, permitiu a sua criação sem custo adicional.

A implantação do PCN é mais um marco para a Etice na busca contínua de excelência nos serviços prestados.