Ceará conectado: governo lança programa que democratiza a internet no estado

17 de setembro de 2021 - 14:10

Na última quarta-feira (15), o governador do Ceará, Camilo Santana, assinou oficialmente e apresentou os detalhes do programa Ceará Conectado, que vai oferecer serviço gratuito de Internet a todos os municípios do estado. Com investimentos de R$ 67 milhões, o objetivo é democratizar o acesso à informação e apoiar projetos do governo em diversas áreas, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública.

Estiveram presentes no lançamento a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho; e o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Lassance de Castro.

“Eu considero esse momento histórico. Garantir direito a todos no mundo digital em que nós vivemos. Não há retrocesso, agora é só avançar cada vez mais na conectividade. Será um projeto rápido. Temos uma meta que é até 2022. Vai servir para todos, para todas as idades, e todas as áreas da economia cearense e para os serviços públicos dos municípios”, afirmou Camilo Santana durante o evento.

Sobre o projeto

Com investimento superior a R$ 67 milhões, o programa conectará com fibra óptica todos os 184 municípios do Ceará, oferecendo serviço gratuito de internet, via wi-fi em praças públicas. As redes também devem conectar equipamentos e serviços públicos. Além de facilitar o acesso aos serviços públicos, a iniciativa vai promover a inclusão social e digital da população de baixa renda.

Para isso, o governo do Ceará, através da Etice, vai expandir em 60% a infraestrutura do Cinturão Digital (CDC), que passará dos atuais 4.387 km de fibra óptica, sendo 988 km na capital e 3.399 km no interior, para 7.046 km na sua totalidade. A estimativa é de que a cobertura dos 184 municípios seja concluída até 2022.

Lançamento do Programa Ceará Conectado em reunião da Aprece

Na última quarta-feira (15), o governador do Ceará, Camilo Santana, assinou oficialmente e apresentou o programa Ceará Conectado, que vai oferecer serviço gratuito de Internet a todos os municípios do estado.

Para o lançamento do programa junto às prefeituras e o público em geral, na manhã desta sexta-feira (17), o presidente da Etice, Lassance de Castro, juntamente com o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, apresentaram os detalhes do programa em evento promovido pela Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará).

No início da reunião, o secretário Mauro Filho anunciou o êxito no recebimento de mais um cabo de conexão (agora totalizando 16 cabos), confirmando assim, a posição de Fortaleza como hub tecnológico do Brasil e a segunda cidade no mundo com mais conexões por fibra óptica.

Dentre as mais de 40 pessoas presentes na reunião, a Etice também foi representada pelo seu diretor do Escritório de Governança Corporativa (EGC), Marcos Helano, a diretora de Gestão de Pessoas (DIGEP), Kelly Arruda, e o diretor de Operações (DIOPE), Osman Lima.

Os principais pontos do programa foram reforçados, como o fato de que o Governo do Estado do Ceará irá fornecer internet gratuita a todos os seus 184 municípios, com a expansão de mais de 60% na infraestrutura atual do Cinturão Digital do Ceará (CDC), passando de 4.387 km para 7.046 km de fibra ótica.

Antes do término da reunião, o secretário Mauro Filho, em conjunto com o presidente Lassance de Castro e o diretor Osman Lima, se dispuseram a responder às dúvidas gerais dos participantes.

Nesse momento, foi esclarecido que a questão da conectividade em cada município acontecerá de modo proporcional: quanto mais próximo do sinal, mais eficiente será a velocidade de conexão. Em cada município onde for instalado o rádio, será verificado quais os melhores locais para instalação dos pontos, visando a otimização da velocidade e a eficiência da conectividade.

A reunião ficará disponível no canal do Youtube da Aprece e, na próxima quinta-feira (23), ocorrerá outra live no circuito “Quinta com Debate”, para divulgar ainda mais o programa Ceará Conectado.

Link da apresentação

17/09/2021 -12:00