Presidente da Etice participa do Seminário +TICeará

24 de agosto de 2015 - 19:39

Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa, participou, na manhã desta segunda-feira, 24, do Seminário +TICeará: Conhecimento, Oportunidades e Desenvolvimento. O evento ocorreu no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, Anexo II, da Assembleia Legislativa do Ceará, e teve como objetivo discutir as políticas e as necessidades das tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento do Estado.

Convidado especial do Seminário, Adalberto integrou a mesa redonda políticas públicas de TIC, do evento, ao lado do diretor do CTI Renato Archer, Victor Mammana, do CEO da Angola Cables – empresa de telecomunicações especializada em operar cabos submarinos para transmissão de dados  e Data Centers, António Nunes, do presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno, e do presidente da Câmara Setorial de TIC/Adece, Márcio Braga. A mediação da mesa foi feita pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda.

Em sua fala, o presidente da Etice ressaltou a importância das TICs para o fortalecimento da governança e da cidadania em nosso Estado. “A TIC se integrou perfeitamente a essa sociedade em que os avanços tecnológicos permeiam todas as áreas do conhecimento humano. Nesse cenário, tomado pelas tecnologias da informação, a Etice está buscando melhorar os serviços públicos do Governo do Estado e provendo soluções tecnológicas para as áreas de comunicação, saúde, educação, segurança, videomonitoramento, dentre outras, no intuito de melhorar a vida do nosso cidadão” frisa.

Adalberto falou, também, sobre os serviços da Etice e a importância do Cinturão Digital do Ceará (CDC) – rede de infraestrutura de transporte de dados que objetiva universalizar o acesso à informação e contribuir para inclusão social dos cearenses – para uma governança cidadã. A apresentação do presidente foi precedida do anúncio de que mais 21 municípios do interior do Ceará serão beneficiadas pelo CDC. Atualmente, 75 municípios já estão conectadas ao Cinturão.