Banda Larga para Todos deve ter subsídio de R$ 27 bi

2 de setembro de 2015 - 17:28

Estimativa é do diretor de Banda Larga do MC; programa será lançado em 2015

O diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, participou, na segunda-feira passada (31), de dois debates do 59º Painel Telebrasil.

No primeiro, Coimbra falou sobre as perspectivas e os desafios para o Banda Larga para Todos – projeto que visa a universalização do acesso à internet no Brasil com velocidade média de 25 Mbps nos próximos três a quatro anos. O programa, segundo ele, vai exigir investimentos de aproximadamente R$ 27 bilhões. “Esse investimento todo vai ser alavancado por meio de subsídios da União para as empresas, por meio de leilões reversos – sendo que ganharão esses leilões as empresas que pedirem menos dinheiro para o governo federal”, explicou.

As metas do programa, de acordo com Coimbra, são chegar a 2019 com redes de transporte de dados com fibras ópticas em 90% dos municípios (hoje esse tipo de rede está em 47% deles); além de redes de acesso em fibra em 45% dos lares (hoje são menos de 10%).

No segundo debate, o assunto foi a nova lei de antenas, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em abril deste ano. A principal mudança da nova legislação foi a unificação das regras de instalação de antenas de celular em todo o país, um pleito antigo das operadoras, que enfrentavam muitas dificuldades para instalar seus equipamentos devido a diversidade de regras estabelecidas pelas prefeituras.

Fonte: Ministério das Comunicações.