Etice recebe a Escola de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa de Pentecoste – CE

17 de março de 2016 - 20:15

Na manhã da última sexta-feira (11), a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) recebeu uma turma de 30 alunos do curso técnico em Informática da Escola de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, localizada no município de Pentecoste. Os estudantes estiveram acompanhados do coordenador do curso, Júnior Fernandes, do coordenador de estágio, Renato Correa, do orientador de estágio, José Anderson e o bolsista da UFC Gescilan Mota. Durante a visita, o gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos (ESPRO) do CDC, Sérgio Brito, ministrou uma palestra sobre o Cinturão Digital do Ceará (CDC), maior rede de fibras ópticas do estado, que tem 3,4 mil quilômetros de extensão e cobre 116 de seus 184 municípios, além de terem tido a oportunidade de ver como funciona uma empresa de TI, ter contato com cabos de fibra óptica e ver a fusão de cabos de fibra óptica.

Após a palestra inicial realizada na sala de treinamento da Etice, os alunos foram divididos em três grupos para conhecer alguns setores importantes da empresa, como o Data Center que hospeda os servidores, softwares e dados de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a sala de monitoramento do CDC, e a Torre (antena), que transmite o sinal de internet na cidade de Fortaleza através do WIMAX – Estações Rádio Base, uma tecnologia de conectividade sem fio para acesso à internet com mais agilidade. Essa tecnologia proporciona facilidades necessárias para o dia a dia, como transferência de dados, voz e vídeo, e a conexão entre escritórios por redes locais virtuais em áreas urbanas e interurbanas.

Para o coordenador de estágio, Renato Correa, a visita amplia os horizontes dos alunos e cria novas perspectivas de trabalho: “Como os alunos são oriundos da cidade de Pentecoste, que é pequena, as oportunidades são poucas, além de que o que eles aprendem na teoria é muito diferente do que eles veem na prática devido aos recursos serem limitados. Essa visita proporciona aos alunos ter conhecimento de como é grande toda essa estrutura na prática. O aluno não sai da Etice com o mesmo pensamento, ele percebe que há muitas oportunidades pela frente. Essa turma em especial que é de terceiro ano e daqui a pouco estarão em estágios, eles saem daqui muito mais interessados com o futuro.”

O orientador de estágio José Anderson afirma que: “Essa experiência é enriquecedora. Se ficou alguma dúvida na parte de redes, por exemplo, eles puderam saná-las aqui, vendo com funciona toda a estrutura, como se dá o trabalho de monitoramento do Cinturão Digital, é uma oportunidade única na vida acadêmica desses jovens.”

A aluna Isabelle Maria, é da turma de informática mas pretendia prestar vestibular para medicina, porém, depois da visita, seu pensamento mudou: “Medicina era o que eu queria para o futuro e não TI, mas a realidade que a gente viu hoje é muito maior do que a gente vê no interior. Isso tudo é muito além do nosso curso. Agora eu tenho outra visão. Posso planejar outras coisas para o futuro. Foi extraordinário.”

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará vem contribuindo de forma massiva para que a internet esteja cada vez mais presente nos municípios do interior, aumentando a oportunidade desses alunos ampliarem seus conhecimentos, com uma internet rápida e atual, no mesmo nível de qualidade encontrado nas grandes metrópoles.

Saiba Mais:

Há cinco anos a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) vem desenvolvendo projeto na área de geração de conhecimento de TIC no Estado. A Visita Técnica, nome dado a iniciativa da empresa, consiste em uma visita à Etice, realizada por alunos do ensino profissionalizante, técnico e universitário da rede estadual e federal de ensino, para apresentação dos negócios e da infraestrutura da empresa.

Serviço

Visita Técnica

Mais informações:

Assessoria de Comunicação/Imprensa da Etice

Telefone: 3101.6607